"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

12.8.05

Começa Hoje a feira de São Bartolomeu !

Quem passar pela Cidade de Trancoso nestes dias poderá encontrar muitos motivos de interesse. Espectáculos, diversões, exposições, tasquinhas típicas, Feira de Actividades Económicas, Feira de Artesanato, automóveis e maquinaria agrícola e industrial, são apenas algumas das presenças nesta Feira, que não pode perder.
Refira-se a título de curiosidade que desde 1273 que a Feira de S. Bartolomeu é um dos mais importantes acontecimentos da região, chegando mesmo a ultrapassar os limites concelhios e distritais. A fundação da Feira de S. Bartolomeu, em Trancoso, data já de 8 de Agosto de 1273, por carta régia de D. Afonso III, que autorizava realizar uma feira a começar "oito dias antes da festa de S. Bartolomeu". Segundo documentos antigos, a feira era tão importante que os reis de Portugal lhe concediam uma protecção especial, chegando até a proibir a realização de outras nas proximidades enquanto se realizasse a de Trancoso.
Se na altura a Feira ganhou grande importância, actualmente é também uma grande referência a nível regional, sendo considerada uma das maiores das Beiras, graças a uma parceria estabelecida em 1992 entre a Câmara Municipal de Trancoso e a Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Trancoso, Aguiar da Beira e Mêda (ACITAM), que permitiu iniciar um processo de reestruturação e modernização da feira. Ver Programa da Feira
Fonte: Jornal Nova Guarda