"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

29.12.05

Ranking Escolas: E. S. Gonçalo Anes Bandarra, segundo melhor estabelecimento de ensino no Distrito da Guarda


Não sendo um entusiasta do Ranking Escolas, porque compara as escolas sem cuidar das condições materiais de cada uma, não quis deixar de publicar o honroso segundo lugar distrital da nossa Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra.

Entre outras coisas, este resultado desmistifica a ideia de que só as capitais de distrito têm boas condições de ensino. Aliás, o primeiro lugar distrital foi para a Escola Secundária de Gouveia, sendo a melhor classificação distrital para uma escola da cidade da Guarda o 3º lugar (ES Afonso de Albuquerque).

No que respeita a colégios, o Externato de Nossa Senhora de Fátima (Manteigas) ficou entre as 6 piores classificações do distrito (e as setenta piores do país pelo terceiro ano consecutivo), com a agravante de classificar os seus alunos com notas em média superiores em 5 valores, quando confrontadas com o exames nacionais dos mesmos alunos.

Por outro lado, em termos nacionais a Escola Trancosense ocupa o 190º lugar, entre 600 estabelecimentos de ensino, o que representa que esta escola está no primeiro terço da tabela. Menos animadora nesta escola é a classificação dos alunos, com uma sobreavaliação em 3 valores face aos resultados dos exames nacionais. Tal significa que um aluno com média inferior a 13 valores nas classificações escolares não conseguirá obter melhor classificação média nos exames nacionais do que 9 valores. O que representa que apesar de uma nota escolar de 12 valores (por exemplo), este aluno não atingiu os objectivos mínimos propostos.

A terminar, felicito pessoalmente a equipa directiva da escola, que em dois anos lectivos subiu 300 posições a nível nacional. Desconheço as medidas tomadas mas duvido muito que tal seja fruto do acaso.
Fonte: Expresso

Sem comentários: