"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

13.7.07

Empreendimentos recebem “Chave Verde”

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) premiou esta semana doze empreendimentos turísticos com o galardão “Chave Verde”, um programa de educação ambiental que visa reconhecer as boas práticas ambientais e promover o turismo sustentável. Na Beira Interior, foram distinguidas as unidades hoteleiras Eurosol de Seia e Gouveia.
O programa, lançado no último ano, distinguiu hotéis, pousadas e unidades de turismo rural que demonstraram ter cumprido doze critérios: gestão ambiental, envolvimento da equipa de colaboradores, informação aos clientes, administração, ambiente interno, água, resíduos, energia, higiene e limpeza, alimentação, parques e áreas de estacionamento e actividades ao ar livre.
“Sendo o primeiro ano de lançamento desta iniciativa, é muito positivo termos validado 12 candidaturas”, referiu o presidente da ABAE, José Archer, à Agência Lusa. Segundo aquele responsável, o programa está orientado para as mudanças de comportamento, a nível da gestão, funcionamento e utilização dos empreendimentos, e salientou o facto de promover a ligação às comunidades locais.
A «Chave Verde» é um projecto de âmbito internacional que já está em funcionamento em vários países como a Dinamarca, Estónia, França, Suécia e Lituânia. Os empreendimentos «Chave Verde» são sujeitos a auditorias regulares para verificar o cumprimento dos critérios estipulados.

in Diário XXI

Sem comentários: