"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

29.11.05

Na Rota das aldeias de Trancoso... Reboleiro

Está situada em vale, entre dois montes, um a Nascente e outro a Poente. Um dos montes é designado por Encomiada, principia no Galgueiro e finda junto ás margens do rio Távora, enquanto o outro é designado por Ervedal e Cabeço do Pendão, com princípios no Vidual. Nesta serra do Galgueiro existe um penedo que é chamado de Pedra Cavaleira, a que o povo atribui curiosa lenda protagonizada por um melro e o dono da vinha que aquele ia desbastando, até ao dia que o proprietário, na tentativa de apanhar o melro com uma espada de cortiça, rachou o penedo ao meio. É povoação remota, anterior à nacionalidade. O topónimo, todavia, parece ser posterior, com origem no vocábulo reboleiro, que é uma espécie de castanheiro bravo. (...) Foi também senhora e donatária desta terra a famosa " Ribeirinha " , Maria Pais Ribeiro, amante do Rei D. Sancho, o primeiro deste nome.
Em 1124 era do castelo de Sernancelhe, aí permanecendo administrativamente até ao séc XVIII. Em meados do séc XIX, Reboleiro fazia parte da freguesia de Palhais. A Igreja Matriz foi construída de novo em 1974, tendo sido equipada com torre de dez sinos electrónicos. (...) Ponto turístico: Pedra Cavaleira.
Fonte: Breve Monografia de Trancoso ( Santos Costa )

28.11.05

Trancoso....antes

Retrato da Rua da corredora há uns bons pares de anos atrás....
.

26.11.05

Hoje Passagem de Modelos na Escola Secundária

Hoje na escola Secundária de Trancoso a comissão de finalistas vai organizar um Sarau-Cultural com passagem de modelos com roupas de lojas da região.

Neve "ameaça" Trancoso!


As baixas temperaturas na cidade de Trancoso ameaçam o aparecimento de neve.
Esta manhã, quando os termómetros marcavam 2ºC positivos e o nevoeiro cerrado atingia a zona histórica, começaram a chover pequenos flocos brancos de neve.

Se pensarmos que o inverno ainda não chegou, fica-nos a ideia de que se vão repetir as temperaturas do inverno passado, isto é, minimos atmosféricos de 6ºC negativos, permitindo o aparecimento do Sincelo tão tipico desta região.

23.11.05

Comboio descarrila em Vila Franca das Naves

Um comboio de mercadorias descarrilou esta terça-feira pelas 16h50 à saída da estação ferroviária de Vila Franca das Naves. Não se registaram vítimas mas a circulação na linha da Beira Alta esteve cortada.
A composição vinha de Espanha carregada com placas de ferro. O descarrilamento provocou a queda do ferro transportado pelo comboio que seguia no sentido Vila Formoso-Coimbra. Depois, o comboio dividiu-se em dois e arrancou travessas e carris ao longo de muitas dezenas de metros.O corte na linha ferroviária obrigou ao transbordo dos passageiros em autocarros.
Fonte: Correio da Manhã

22.11.05

Campo de Batalha de São Marcos

O campo da Batalha de S. Marcos, em Trancoso, é um dos três centros de interpretação histórica da Guerra da Independência, nos séculos XIV e XV, que a Fundação Batalha de Aljubarrota pretende implementar em Portugal até 2008. Conjuntamente com Aljubarrota e Atoleiros, o local onde os portugueses deixaram os castelhanos a "pão e laranjas" vai integrar uma rede que assentará num «percurso turístico e histórico» para os visitantes. (...)
O centro de Aljubarrota, orçado em 4,2 milhões de euros, deverá estar concluído em 2007 e marca o início de uma rede global que evoca as batalhas que garantiram a independência portuguesa no final da Idade Média. Estima-se que por ali venham a passar cerca de 100 mil visitantes por ano. Um número com que também sonha Trancoso, embora seja mais difícil de conseguir.
Fonte: Arqueobeira

21.11.05

G. D. Trancoso perde em Vila Cortez

O G.D. de Trancoso perdeu ontem por dois golos a um no campo do Vila Cortez ( Guarda). A equipa da casa vinha moralizada de uma vitória por oito a zero frente ao Mileu e confirmou contra a equipa do Trancoso que é uma equipa organizada e forte. O G.D de Trancoso ainda equilibrou a partida chegando mesmo a empatar a partida na segunda parte, mas no ultimo quarto de hora da partida um erro do guarda redes que tinha estado impecável até ao momento fez com que a equipa de Vila Cortez ganhasse o jogo e mantivesse a pressão sobre os primeiros lugares. O G.D de Trancoso mostrou melhorias depois do jogo com o Alverca ainda assim não chegou para levar de vencida o jogo num campo de reduzidas dimensões e com um público entusiasta.

20.11.05

O regresso do uivo do lobo


A melhoria da qualidade dos ecossistemas na região beirã traz de volta o lobo

O Lobo Ibérico - «Canis lupus signatus» - poderá estar de regresso à região beirã. Esta é uma das conclusões a que chegaram estudiosos da espécie, reunidos no II Congresso Luso-Espanhol sobre o Lobo Ibérico, que decorreu em Castelo Branco.

Há pouco mais de cem anos, a espécie podia encontrar-se em quase todo o território nacional, mas hoje está reduzida a cerca de três centenas de animais, concentrados sobretudo no Norte do país. A caça furtiva, o envenenamento ou a simples escassez de alimento devido à intensificação da caça levaram ao declínio do número de lobos, sobretudo na década de 70 do século passado, situação que começa agora a ser invertida.

O presidente do Grupo Lobo, uma instituição do Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências de Lisboa, lembra que «tem havido alguns indícios de que o lobo poderá migrar novamente aqui para a região». Francisco Fonseca diz que «há uma série de alterações que põem em causa o lobo, mas outras que o podem favorecer», e aponta como exemplos o que acontece em alguns países da Europa em que o lobo fazia apenas parte do imaginário das histórias infantis, onde no entanto a palavra «mau» surge associada ao nome do animal.

Segundo o Grupo Lobo, não há provas da existência em Portugal de casos de ataques de lobos a seres humanos, recordando que apenas o fazem a outros animais domésticos e só quando têm falta de alimento. Outro problema descrito pelos especialistas é a existência de um grande número de cães vadios, que, à falta de alimento, atacam outros animais, culpa que depois é atribuída ao lobo.

O Grupo Lobo quer ajudar as pessoas a compreender o animal - «para que o lobo não desapareça da memória colectiva», diz Francisco Fonseca - e, como tal, pretende trabalhar junto das crianças e dos jovens, mas também dos pastores e dos caçadores, sobretudo para que o regresso do lobo a uma terra que já foi sua não seja visto como uma invasão por quem não conhece o passado. O presidente do Grupo Lobo admite ainda que «se forem cumpridos os objectivos para que foram criadas», as áreas protegidas - Parque Natural da Serra da Estrela e do Tejo Internacional ou a Reserva da Malcata - podem ter um papel importante na protecção da espécie ibérica.

A utilização de raças portuguesas de cães de gado pode ser outro elemento importante na preservação da espécie. Esta ideia foi deixada por Sílvia Ribeiro, investigadora do Grupo Lobo: «A recuperação da utilização dos cães de gado é uma linha de acção muito prática para a conservação do lobo», algo que ficou comprovado através de uma experiência realizada nas serras de Montemuro e Alvão, nos distritos de Viseu e Vila Real. Ao longo dos últimos oito anos, foram integrados em rebanhos daquelas duas regiões mais de uma centena de cães-pastores, que evitaram, em cerca de 90% dos casos, a aproximação dos lobos aos rebanhos. Ironicamente, uma parte dos cães recrutados para defender os rebanhos acabou por morrer devido a armadilhas destinadas aos lobos.


Fonte: RECONQUISTA

19.11.05

Figuras de Trancoso

Gonçalo Fernandes Trancoso
Gonçalo Fernandes Trancoso nasceu em Trancoso na segunda década do século XVI e faleceu em 1596. Terá sido professor de Humanidades. Vivia em Lisboa quando a cidade foi assolada pela peste em 1569, tendo-lhe morrido nessa altura a mulher, dois filhos e um neto. Escreveu Contos e Histórias de Proveito e Exemplo (1575). As suas histórias comungam em certa medida da tradição de Chaucer e Boccaccio. É um dos primeiros contistas portugueses. A sua obra teve grande sucesso, sofrendo múltiplas reimpressões até ao século XVIII.
Fonte: Projecto Vercial

17.11.05

Camadas Jovens do G.D. Trancoso

O G.D de Trancoso apresentou esta época algumas equipas nas camadas jovens nos diversos campeonatos de futebol da Associação de Futebol da Guarda. Com esta medida pretende-se formar jovens, dar oportunidade para que evoluam na modalidade do desporto rei, para que cresçam de um modo saudavel praticando desporto e socialmente através do convivio entre eles. Este fim de semana o G.D de Trancoso obteve os seguintes resultados nas camadas jovens das suas equipas este fim de semana passado:
..
Distrital de Juniores:
Trancoso 2 - Casal de Cinzas 0
Classificação : 7º Lugar
.
Distrital Infantis C
Oeiras - Trancoso B ( não se realizou)
Classificação: 4º Lugar
.
Distrital Infantis B
Trancoso A 9 - Vila Franca Das Naves 0
Classificação: Trancoso 2º Lugar
Vila Franca das Naves 8º ( ultimo)

Fotografias do BTT Rota dos Castanheiros de Trancoso

No passado dia 6 de Novembro Trancoso recebeu quase uma centena de praticantes de BTT, no passeio de BTT " Rota dos Castanheiros ". O passeio teve uma adesão fantastica e o dia foi passado por Terras de Bandarra numa forma saudável pedalando por montes e vales culminando num amoço convivio na povoação das Courelas mesmo às portas da cidade de Trancoso. Hoje publicam-se as fotos deste evento, fotos cedidas gentilmente pelo clube Quebra Molas que também esteve presente neste passeio. Dado que são cerca de 90 fotografias fui obrigado a reduzir o tamanho delas e alterar a qualidade inicial daí que quem quiser que lhe envie uma foto em formato maior e de qualidade por favor envie-me um mail com o numero da fotografia. As instruções estão patentes na galeria de fotografias.
.

15.11.05

Cristino Cortes - Um poeta de Fiães

Nascido em Fiães, pequena aldeia perto de Trancoso, em 1953, mas criado desde cedo em Lisboa, Cortes licenciou-se em Economia e exerce funções de técnico superior do Ministério da Cultura, além de desenvolver intensa colaboração literária na imprensa portuguesa. Fundamentalmente poeta, tem-se aventurado com êxito em outras formas literárias, como o conto, a crônica e o artigo de opinião, que já foram reunidos em outros volumes. Ao seu primeiro livro, Ciclo do Amanhecer, de 1985, seguiram-se 33 Sonetos de Amor e Circunstância, de 1987 com reedição em 1993, O Ciclo da Casa e Outros Poemas, de 1991, Nas Margens do Hades, de 1993, Em Lisboa, pelo Natal, de 1995, Poemas de Amor e Melodia, de 1999, e O Livro do Pai, de 2001.Sonetista, Cortes, como assinala a professora Annabela Rita, cultiva a disposição estrófica e o esquema rítmico do soneto inglês, a preferida de William Shakespeare, com três quadras e um dístico, em vez da forma arquetípica, mais conhecida entre nós, com duas quadras e dois tercetos. Sem contar outras variações a que recorre. Lírico, o poeta segue nas pegadas de Fernando Pessoa e José Régio, ao constatar uma certa inutilidade da vida: “(...) Tudo cansa pois pelo menos assim parece/ — E o próprio descanso se for demais se aborrece”, diz ao final de “Tudo cansa”, que faz parte de Poemas de Amor e Melodia.
A poesia de Cristino Cortes não oferece dificuldades de leitura nem se reveste do hermetismo hoje tão comum em muitos poetas tanto portugueses como brasileiros. O seu fazer poético está preso ao cotidiano, às marcas do tempo que passa, como observa no dístico do “Poema do envelhecimento(II)”, também de sua mais recente safra: “(...) Não me sinto velho, mas o fulgor de outrora despeço / Se é tão visível como nos teus olhos envelheço”. E o que escreve diz tanto à alma que vive aqui ou no lado de lá do Atlântico. É por isso que o leitor brasileiro deve aproveitar esta oportunidade para conhecer este poeta.
Fonte: blog.comunidades.net/adelto/

13.11.05

Torneio de Ténis de Mesa da ACRT em Trancoso

Começa dia 14 de Novembro de 2005, o II Torneio ACRT de Ténis de Mesa. Este torneio parte de ideias de alguns dos membros do Rancho Folclórico de Trancoso, com o intuito de dinamizar a associação e criar actividades para os nossos jovens, esperando que eles continuem o trabalho e convívio entre jovens e menos jovens tanto a nivel cultural como desportivo, pois a Associação não é nossa mas de todos os que a quiserem frequentar! Venham assistir ao torneio e passem alguns momentos agradáveis na nossa companhia e de todos os que nele vão participar. Informo ainda que o bar da ACRT se encontra a funcionar durante o torneio.

G.D Trancoso folgou nesta jornada

O Grupo Desportivo de Trancoso folgou esta jornada no campeonato da 1ª Divisão Distrital de Futebol da Associação de Futebol da Guarda. Inicialmente o calendário apontava para esta jornada o confronto entre as equipas do G.D. de Trancoso e da U.D de Pinhel, no entanto a equipa da Uniao Desportiva "Os Pinhelenses " desistiu da prova decidindo a Associação de Futebol da Guarda levar a cabo o calendário folgando as equipas nas jornadas em que jogavam com a equipa de Pinhel. Trancoso aguarda assim pela próxima jornada onde vai jogar ao campo do Vila Cortez.

11.11.05

Cinema em Trancoso

Os Três Duques
Título original: The Dukes of Hazzard
De: Jay Chandrasekhar
Com: Seann William Scott, Johnny Knoxville, Jessica Simposon
Género: Acç, Ave,
ComClassificacao: M/6
Estúdios: Warner Bros.EUA, 2005, Cores, 106 min.
.
Exibição de 11 a 14 de Novembro 2005
.
Baseada na série homónima do final dos anos 70, inícios do 80, é a história dos loucos, divertidos e velozes primos Duke: Bo, Luke e a belíssima Daisy. O negócio da família Duke é a aguardente caseira, produzida pelo tio Jesse. Mas, quando descobrem que as propriedades da vizinhança andam a ser expropriadas ilegalmente pelo corrupto Boss Hogg, têm de acelerar a fundo para defender a quinta da família.
Fonte: Cinecartaz ( Publico)

Bolo de Castanhas

O bolo de Castanhas é uma doçaria também tradicional na nossa região, então deixo aqui uma sugestão para uma receita de um bolo de castanhas.

500gr de castanhas
100gr de margarina
250gr de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
5 ovos

Cozer e passar as castanhas em puré, bater bem o açucar com manteiga e juntar gemas. Acrescentar o puré de castanhas, o fermento e, por fim as claras em castelo. Levar ao forno em forma untada com mantiga e farinha. Retirar o bolo quando estiver húmido. Decore com passas, pinhões e castanhas a gosto.

Bom apetite

10.11.05

Exposição da Castanha em Trancoso

A castanha está em exposição no Centro Cultural de Trancoso, desde segunda-feira até dia 25. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo curso de animadores socioculturais da Escola Profissional de Trancoso (EPT). Cumprindo a tradição de vivenciar o Outono e a Castanha, «o fruto dos frutos», como referiu Miguel Torga, mais uma vez os alunos da EPT trabalharam o tema nas suas vertentes lúdicas e didácticas. Assim, aprenderam brincando, desenvolveram jogos temáticos com a castanha, etnografia, gastronomia e animação ao vivo. Tudo propostas para redescobrir o castanheiro, árvore secular e as suas espécies de castanha mantainha, longal e reboluda. A exposição pode ser visitada das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17 horas.
Fonte: Jornal "O Interior"

9.11.05

Lugares de Trancoso....

Na Rota das aldeias... conhecer Trancoso

Dominga Chã
Lugar da freguesia da Granja dista 21km da sede do concelho e 2,5km da sede da freguesia. Situada no limite dos concelhos de Pinhel e Trancoso. O topónimo pode estar relacionado com o português proto-histórico quando existiam apelidos Dominguiz e Domininguiz. O complemento chã, com o significado de terra de cultivo, confirma aqui uma antiga possessão ou couto de um tal Dominguiz, hoje Domingos. Tem uma capela de São Jorge.
Vendinha
Lugar da freguesia da Granja. Dista 22 km da sede do concelho e 1,8 km da sede da
freguesia. Chamou-se primitivamente Venda. Parte pertence à freguesia de Pala, concelho de Pinhel.

Texto: Breve Monografia de Trancoso ( Santos Costa )
Fotografia: Abel Coelho

7.11.05

Ponte Romana dos Carvalhais

Ponte Romana dos Carvalhais ( Granja )


Fotografia: Abel Coelho

Escola Basquetebol de Trancoso



Inscreva o seu educando na Escola de Basquetebol de Trancoso, que faz parte da Associação Cultural e Recreativa de Trancoso, que tem um longo historial desportivo no Basquetebol e com muitas provas dadas. Este clube tem o enorme prazer de contribuir para o crescimento social, educativo e desportivo do seu filho.
As acções previstas neste Programa, visam:
- Promover a modalidade de Basquetebol junto das faixas etárias mais baixas (6 aos 11 anos);
- Aumentar para 80 o número de praticantes inscritos no escalão de Minis;
- Proporcionar e promover experiências competitivas formais e informais, como parte integrante da formação desportiva inicial;
Para todos os interessados, as inscrições encontram-se abertas no Pavilhão da Escola EB 2 e 3 de Trancoso, ás 2ª e 4ª feira das 17:45h às 19:00h.

6.11.05

G.D de Trancoso perde em Alverca

O G.D. Trancoso perdeu em Alverca por uma bola a zero. Num jogo realizado num campo de dimensões reduzidas e com poucos espaços para a circulação de bola penalizando as equipas mais tecnicistas. O Desportivo não soube adaptar-se às condições de campo e num lance infeliz permitiu à equipa da casa marcar o unico golo da Partida. De salientar a expulsão dos dois técnicos das equipas por trocas de palavras e a conversa por instantes chegou mesmo a azedar. O ambiente aqueceu e a arbitragem bem contribuiu para isso, o bandeirinha do lado da cabine cometeu uma série de erros e acusou muito a pressão do campo por culpa própria. Ao longo do jogo manteve vários dialogos com o público o que em condições normais é inaceitavel num trio de arbitragem. O Trancoso perdeu a oportunidade de ganhar a uma equipa tecnicamente muito inferior e aproximar-se mais dos lugares da Frente.

Retirado do Livro de Visitas

    Olá, Bom dia...
    Eu vim do frio,
    desci até ao sul.
    Regresso aos poucos ao Norte da minha vida.
    Volto a sentir o frio...
    Volto a sentir a vida...
    Devagar, devagarinho observo do Castelo outras vidas, outras razões...
    Quando percorro a estrada volto de novo a entrar em Trancoso, a alma
    ilumina-se e sinto as Muralhas desta Cidade...
    Tenho desejos de vontade...
    E quando no Silêncio, observo...
    Aqui, nesta terra.
    Aqui neste Gelo...
    Aqui sou Castelo.
    Aqui sou nascido Portugal.
    Um abraço

    Júlio Manuel


    ( retirado do Livro de visitas deste site)


    Fotografia: www.trancoso.pt.vu

5.11.05

Trancoso.pt.vu com nova apresentação

Após ter alguns problemas nesta semana com o site decidi que seria uma boa altura para uma pequena remodelação. Assim foi, com algumas horas por dia dedicado a ele apresento-o com uma cara nova, com uma apresentação gráfica do mais simples que existe compatível com o verde que é cor bem presente nos símbolos dos nossos concelho. Então assim se veste desta forma simplificada com um arco verde tentando suavizar o mais possível aquando a sua abertura. Alterei alguns textos nomeadamente nas páginas da história, do Castelo, e até do próprio Bandarra. Tentei colocar textos resumidos e sucintos de modo a não causar sonolência ao visitante. Apostei nas fotos de qualidade, embora a galeria de fotos tenha menos quantidade de fotografias, penso que melhorou na qualidade. Apresentei um menu só para as freguesias ao contrário do anterior, agora podem abrir varias freguesias sem sair do menu delas. Coloquei mais fotografias nas diversas páginas. Eliminei o chat porque nunca estava lá ninguém ( já estava cheio de ler comentários do tipo " não há ninguém no chat " ), coloquei o livro de visitas como a antiga plataforma, rápido intuitivo e de acordo com o Layout da página. Por fim alojei o site no servidor do Sapo/telepac estando assim sem publicidade e sem limite de largura de banda. Estou de completa consciência que não é um site muito profissional e que muito ainda falta para falar sobre Trancoso, tenho também a ideia que o visitante que navegue por este portal fica com uma ligeira ideia do potencial patrimonial e histórico do nosso concelho, e isso é o que mais interessa. Tenho também consciência de quanto este cantinho de Trancoso tem servido para alguns Trancosenses matarem saudades de Trancoso e ser um ponto de encontro ou comunicação entre eles. Com isso e com a algum trabalho, sim, porque estas coisas consomem bastante tempo, apresento este portal que espero que vá ao encontro daquilo que esperavam, conto com a vossa divulgação e paciência pois pode ter alguns lapsos de digitação, dado que as horas avançam rápido pela noite e o sono não perdoa.
Qualquer comunicação ou notícia será feita através do Blog, por mim ou pelas outras pessoas que estão registadas e que têm contribuído de certa forma para a sua alternância de noticias, o Blog Medieval é um espaço aberto a todos que queiram participar.
Obrigado pela Vossa Atenção
********
Nuno Santos

3.11.05

CURSO DE ÁRBITROS BASQUETEBOL

Vai-se realizar o Curso de Árbitros e Oficiais de Mesa, Promovido pela F.P.B.(Federeção Portuguesa de Basquetebol) e A.B.G. (Associação Basquetebol da Guarda) nos dias 5 e 6 de Novembro-2005:
Dia 5(Sábado)---9.00Horas--Celorico da Beira(Pav. Municipal)
Dia 6(Domingo)—9.00Horas-Seia(Pav. de S.Romão)
Mais informações telefone para Director Técnico Distrital da Guarda Prof. José Paulos 962 816 228 ou para A.B.G. 271 813 446 email: abguarda@iol.pt

Halloween - Parte 2

Tal como em Trancoso do Brasil, também por cá estamos cheios de Biribandos!
E a "noite das Bruxas" foi o mote para muito divertimento e degustação! :-)
Tudo começou numa ideia de jantar para 6 que acolheu mais de 20. E muitos foram injustificadamente esquecidos para a partilha desta festa que se tornou grande. Por isso ficou a promessa de que para o ano o nr. vai triplicar.
A caracterização facial esteve a cargo da Anita, a quem justificadamente felicito.















2.11.05

Noite de Hallowen em Trancoso

Tal como em todo o País, Trancoso também assinalou a data do Hallowen, desta forma alguns bares ou cafés tomaram a iniciativa de decorar e oferecer uma festa aos seus clientes. ficam aqui fotografias dessa noite:















1.11.05

Trancoso.pt.vu entra em processo de renovação

Devido aos problemas de alojamento que este portal teve esta semana em que perdeu quase a totalidade dos seus conteudos que estavam alojados no servidor " geocities" , o site iniciou um processo de renovação a nivel de apresentação gráfica e textos. A apresentação do novo site está prevista para o próximo fim de semana.