"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

30.5.07

Tou a falar daqui de Rebordaes...



Greve Geral com pouca adesão no sector público na região e sem adesão no sector privado

A Greve Geral convocada pela CGTP para o dia de hoje não recolheu o apoio da classe trabalhadora da região.

As alterações económicas e de mercado em Portugal têm servido de justificação para o aumento da insegurança no mercado de trabalho.
Em diversos países europeus, as centrais sindicais têm vindo a apostar na formação para o empreendedorismo, como prevenção a uma situação de desemprego dos seus sindicalizados. Essa forma de auto-emprego permite ajudar a combater longos periodos de desemprego resultantes da reaorganização de serviços públicos e das deslocalizações no sector industrial.

Presidente da Republica defende novas prioridades para os municipios.




O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu – durante a cerimónia de inauguração do novo estádio municipal de Aguiar da Beira – que os autarcas terão de “prestar mais atenção” ao fortalecimento da base produtiva dos concelhos, depois de nos últimos anos terem apostado nas infra-estruturas físicas.

Já em Maio do ano passado, no âmbito da primeira presidência aberta, Cavaco Silva surpreendeu os autarcas com declarações concisas sobre as necessidades REAIS para o desenvolvimento integrado do país.
O maior responsável pela remodelação de equipamentos sociais em Portugal disse que as prioridades actuais passam pela intervenção social. Em concreto, pela inclusão social de jovens e idosos.
Por outro lado, referiu a necessidade de medidas estruturantes para a competitividade económica do interior do país.

28.5.07

La Fontaine para estúpidos

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo.
Ele fugia com medo da feroz predadora, mas a cobra não desistia.
Um dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:
- Posso fazer três perguntas?
- Podes. Não costumo abrir esse precedente, mas já que te vou comer, podes perguntar.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Fiz-te alguma coisa?
- Não.
- Então porque é que me queres comer?
- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!

27.5.07

Nunca se renda...



Porque até ao lavar dos cestos é vindima...

Clique na imagem para compreender a mensagem!

Garfo de Ouro’07 – Aquarius

O restaurante da Guarda foi o mais votado do concurso “Sabores Beirões”, organizado pelo DIÁRIO AS BEIRAS e extensivo aos seis distritos da região.
O restaurante foi montado numa marisqueira que já existia, embora encerrada. Jorge Silva estava há dois anos em Pinhel e, após uma sondagem que efectuou na Guarda sobre o mercado possível, concluiu que faltava na cidade um restaurante dedicado sobretudo ao peixe. “Era de facto uma lacuna que urgia preencher e um sector de mercado que se apresentava com grandes potencialidades, até porque havia muito pouco peixe fresco”, confessa ao DIÁRIO AS BEIRAS.

texto completo no Diário As Beiras

25.5.07

Trancoso: Escola promove busca de dador de medula

A Escola Básica Integrada de Trancoso, no distrito da Guarda, está a preparar, para 13 de Junho, uma recolha de sangue para testes de compatibilidade de medula óssea, para ajudar um aluno de dez anos que sofre de leucemia.

Segundo a professora Maria Amélia Lopes, da organizaço da iniciativa denominada «Dê Vida», a acção visa reunir o maior número possível de voluntários para que possa ser encontrado um dador compatível com o pequeno Nelson Rodrigo Frade, que está internado em Coimbra com leucemia, um tipo de cancro que tem início nas células do sangue.

«Ele necessita de encontrar urgentemente um dador de medula óssea compatível», referiu a docente à Agência Lusa.

«Precisamos do maior número de pessoas para encontrarmos um dador compatível com o Nelson«, disse.

A campanha destina-se a pessoas de ambos os sexos, com idades entre os 18 e os 45 anos, saudáveis, que nunca tenham recebido transfusões de sangue e pesem mais de 50 quilos, adiantou Maria Amélia Lopes.

«Faça a sua pré-inscrição e lembre-se que com um pequeno gesto pode salvar a vida de alguém», é o desafio lançado pela Escola Básica Integrada de Trancoso.

As escolas Básica Integrada, Secundária com 3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra, Profissional, Bombeiros Voluntários, Infantário da Santa Casa da Misericórdia, Centro de Saúde e farmácias da cidade, são os locais onde os dadores poderão fazer a sua inscrição prévia.

A recolha de sangue terá lugar no dia 13 de Junho, das 14:00 às 18:00, na Casa Paroquial de Trancoso.

Diário Digital / Lusa

23.5.07

Carlos Zorrinho propõe a implementação de uma Capital Europeia da Inovação



O coordenador do Plano Tecnológico português, Carlos Zorrinho, defendeu hoje em Guimarães que, tal como sucede com as capitais europeias da Cultura, deveria ser criada uma Capital Europeia da Inovação.

Segundo avança a Lusa, Zorrinho adiantou que "uma Capital Europeia da Inovação deveria incentivar a investigação e a inovação nas regiões europeias" e apontou o exemplo de Guimarães, lembrando que se perspectiva a criação de um laboratório vivo na região do Minho.

O gestor falava durante o seminário europeu de 'Living Labs' que hoje se iniciou no Centro Cultural de Vila Flor, organizado pelo Gabinete Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, pelo IAPMEI e pela Universidade do Minho, em colaboração com a Rede Europeia de Living Labs [rede de comunidades de inovação] e a DG Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia.

texto completo em Diário Económico

21.5.07

Fiat Panda Cross Adventure em cenário serrano entre Côa e Douro

Porque o tamanho nem sempre é sinónimo de capacidade, o pequeno Fiat Panda 4X4 será o principal protagonista para uma "escapadinha" de três dias proposta pelo Clube Escape Livre.

É já no próximo fim-de-semana, de 25 a 27 de Maio, que o Clube Escape Livre, em colaboração com a Fiat Auto Portuguesa, propõe a todos os possuidores do Panda 4x4 uma “escapadinha” de três dias para um passeio de aventura que promete ser "memorável". Por fora de estrada, o objectivo é descobrir as capacidades todo-o-terreno do 4x4 italiano e, em simultâneo, percorrer a região interior entre Côa e Douro, com paisagens que cativam e encantam quem tem a possibilidade de as contemplar.

texto completo em Lusomotores

Danilo Pavone expõe no Castelo de Pinhel

O Castelo de Pinhel acolhe, até ao final do mês, uma exposição de fotografias de Danilo Pavone. Patente desde o dia 25 de Abril, a mostra “pretende também ser um hino à liberdade”, porque “o Homem só é livre quando consegue transmitir as imagens e palavras daquilo que pensa e sente”, segundo a autarquia do distrito da Guarda. A exposição é constituída por fotografias de paisagens do concelho de Pinhel, de diferentes perspectivas, e mostrando vários locais menos conhecidos ou “lugares sem nome”.
Danilo Pavone nasceu na cidade siciliana de Catania (Itália), a 29 de Agosto de 1971. Iniciou a sua carreira como fotógrafo militar do Exército Italiano e, entre 1994 e 1996, fotografa pela Facoltà di Archeologia di Catania (Itália) e participa nas missões arqueológicas realizadas em Paphos (Chipre). Em 1995, especializa-se em fotografia de conservação e restauro no Instituto per L'Arte e il Restauro de Florença (Itália). Dois anos mais tarde escolhe Portugal para residir e exerce profissionalmente a actividade de fotógrafo em diferentes âmbitos técnicos e artísticos. Em 2003, foi vencedor do primeiro prémio da VIII Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira.

in Diário XXI

20.5.07

Tranforme problemas em Oportunidades!

Os pneus velhos deixaram de ser um problema ambiental. Agora servem para asfaltar estradas e para fazer campos de futebol

19.5.07

Catarina Eufemia 1928 - 1954 (19 de Maio)



O primeiro tema da reflexão grega é a justiça
E eu penso nesse instante em que ficaste exposta
Estavas grávida porém não recuaste
Porque a tua lição é esta: fazer frente

Pois não deste homem por ti
E não ficaste em casa a cozinhar intrigas
Segundo o antiquíssimo método obíquo das mulheres
Nem usaste de manobra ou de calúnia
E não serviste apenas para chorar os mortos

Tinha chegado o tempo
Em que era preciso que alguém não recuasse
E a terra bebeu um sangue duas vezes puro
Porque eras a mulher e não somente a fêmea
Eras a inocência frontal que não recua
Antígona poisou a sua mão sobre o teu ombro no instante em que morreste
E a busca da justiça continua

(Sophia de Mello Breyner Anderson)

17.5.07

Sara Tavares



Bom fim de semana!

Sabores serranos em Junho

Semana dos Sabores Serranos – Festival de Gastronomia da Serra da Estrela junta 18 restaurantes do concelho [de Gouveia], entre 1 e 10 de Junho.

O Município de Gouveia vai promover a Semana dos Sabores Serranos – Festival de Gastronomia da Serra da Estrela de 1 a 10 de Junho. O presidente da autarquia frisa que, "num concelho com 22 freguesias e uma população de 16 mil pessoas, existem cerca de 30 restaurantes, todos eles dignos representantes da nossa gastronomia". Álvaro Amaro diz mesmo que Gouveia "é o paraíso da gastronomia serrana".

texto completo em Diário As Beiras

15.5.07

Formigueirometro



Um produto de reconhecida qualidade para activar a circulação.
(clique sobre a imagem para saber mais!)

14.5.07

Casamento é um relacionamento a dois, no qual uma das pessoas está sempre certa e a outra é o marido!

Competitividade Territorial



A competição entre regiões, cidades e outros aglomerados humanos constitui um dos elementos dinâmicos presentes no desenvolvimento de base territorial.
Para a valorização de cada território, a competitividade é um elemento chave, tendo em atenção a maior mobilidade dos cidadãos, seja no acesso à habitação e emprego, na aquisição de bens e serviços, ou nas áreas de destino para actividades de lazer e turismo.
Esta disputa entre territórios, envolve aspectos de uma grande diversidade de domínios, nomeadamente, demográficos, económicos, políticos, culturais, ambientais, etc.
Do ponto de vista demográfico, trata-se, de fixar e/ou atrair populações, de reforçar a presença dos que possuem maior poder de compra; do ponto de vista económico, há uma competição aberta pela captação e/ou manutenção de unidades e actividades económicas, com uma crescente selectividade pelo tipo de empresas desejadas; no aspecto político, a luta é pela obtenção de meios, pela selecção em programas especiais (como o Polis, por exemplo), ou pelo aproveitamento de mecanismos conjunturais que permitam fazer face a investimentos estruturantes, por vezes associados à realização de eventos (como foi o caso da Expo 98, do Porto 2001, ou do Euro 2004).
As cidades e regiões exercem esta competição, a maior parte das vezes, a partir do município, dada a associação existente da Câmara Municipal à ideia e às funções de governo local, independentemente das suas limitadas atribuições, por comparação com o governo do país.
Por isso, os concelhos da nossa região, através da respectiva autarquia, das organizações, das empresas e dos agentes de desenvolvimento local existentes, devem criar as condições e mobilizar esforços, de modo a reforçar entre si lógicas de complementaridade, sem esquecer a concorrência que mantêm em diversos domínios e, por outro lado, devem, no seu conjunto, afirmar-se face a outros territórios, sobretudo, pela via da especialização e distinção e assim, serem competitivos.

Por: Rogério Tenreiro, Jornal das Empresas

13.5.07

EDP cede Mata do Desterro à Câmara de Seia para reserva natural

EDP e Câmara Municipal de Seia assinaram protocolo de comodato da Mata do Desterro, para “criar” uma reserva natural na Serra da Estrela.
A Câmara Municipal de Seia vai poder finalmente arrancar com a criação de uma reserva natural na zona da Serra da Estrela, graças à cedência de terrenos por parte da EDP, num projecto que deverá estar concluído dentro de dois anos. Trata-se da Mata do Desterro, com um total de 136 hectares, uma zona agrícola por explorar há vários anos e que, por iniciativa da autarquia de Seia, é agora transformada numa área de vegetação específica da Serra, assim se contribuindo para o aumento da biodiversidade local.
De acordo com o Presidente da Câmara de Seia, este é um projecto integrado no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e que visa aliar lazer a conhecimento, investigação e protecção da biodiversidade. «É um local de lazer, de turismo, de passeio, mas também um centro de investigação e de conhecimento sobre como se ordena a floresta e sobre as espécies da flora da região da Serra da Estrela do Parque Natural», explicou Eduardo Brito no final da assinatura do Contrato de Comodato com a EDP, que ocorreu no passado dia 4 de Maio, em Lisboa.

texto completo em Portal da Estrela

12.5.07

Aldeias Lar: um futuro para o interior do país

trancoso.pt.vu assume formato de blogue



O site trancoso.pt.vu assumiu recentemente o formato de blogue.
Depois de vários anos a promover a cidade de Trancoso, aquele espaço passará a incluir informação actualizada sobre a referida cidade.

Neste momento tem criadas as seguintes temáticas: Curiosidades; Eventos; História; Notícias; Património.

Um espaço a (re)visitar!

10.5.07

Pedidas medidas para travar a desertificação e fixar as populações

A União dos Sindicatos da Guarda (USG) está a promover um abaixo-assinado onde exige medidas ao Governo que visem “travar e inverter a desertificação” fixando as populações no Distrito.
O documento que começou a circular no dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, reclama “a adopção de um Programa Integrado de Desenvolvimento para o Distrito da Guarda e a manutenção dos diversos serviços públicos existentes”, como referiu ao Jornal A Guarda o dirigente da USG.
Segundo Honorato Robalo, no documento é defendido “o reforço do investimento público no sector produtivo como a medida mais importante e adequada para criar emprego e fixar as populações do interior”. “O Governo, através dos inúmeros instrumentos financeiros, legislativos, fiscais e outros, pode e deve aplicar no Distrito da Guarda um conjunto de medidas, articuladas entre si, por forma a promover o desenvolvimento sustentado invertendo a tendência de desertificação que se vem acentuando nos últimos anos”, defende o sindicalista.
O mesmo dirigente aponta que o Governo tem vindo a desenvolver “profundas alterações nas funções sociais do Estado que atingem sobretudo as regiões do interior”, criando “condições para desresponsabilizar o Poder Central da função prestadora de serviços essenciais, principalmente em áreas fundamentais como a saúde e educação”.
“Defendemos como princípio a salvaguarda de um Serviço Nacional de Saúde como prestador de cuidados de saúde de excelência junto das populações, onde o utente deverá ser o elemento e o objecto central a satisfazer face às necessidades e cuidados inerentes ao ser humano. As opções do Governo e a aplicação do Orçamento de Estado devem privilegiar a escola pública com mais investimentos cabendo aos privados o exercício da função do ensino na área das suas opções e responsabilidades comerciais”, lê-se no documento.
“Até ao dia 30 de Maio esperamos recolher entre sete a dez mil assinaturas em todo o Distrito da Guarda, pedindo a colaboração de sindicatos, comissões de utentes, juntas de freguesia e de outras organizações”, disse Honorato Robalo.
Após a recolha das assinaturas, o documento será enviado ao Presidente da República, presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro e aos grupos parlamentares da Assembleia da República.

in A Guarda

6.5.07

Biocombustíveis relançam agricultura



NEGÓCIOS VERDES A chegada dos biocombustíveis aos depósitos dos nossos automóveis está a originar uma corrida à produção de cereais e oleaginosas. Os projectos inovadores sucedem-se

O discurso político em torno da emergência dos biocombustíveis ia subindo de tom, e Fernando Penha, 58 anos, engenheiro agrónomo de formação, sabia que corria contra o tempo para provar que em Portugal aquela planta também poderia vingar e ser rentável do ponto de vista da exploração em grande escala.

A colza, uma crucífera da família da couve e do nabo, produz uma vagem cujos grãos contêm um elevado teor de óleo e é considerada uma das matérias-primas mais adequadas à produção de biodiesel. No entanto, não havia (e ainda não há) tradição desta cultura em Portugal.

Fernando Penha decidiu que ia preencher essa lacuna e não perdeu tempo. Visitou vários países europeus onde a colza é cultivada com sucesso, marcou presença em algumas feiras e eventos ligados ao sector agrícola e, em 2005, regressou de Paris entusiasmado com certos resultados que acabara de ver.

texto completo em Expresso

5.5.07

RECEITA DE PERU COM WHISKY



Ingredientes:

1 garrafa de whisky (do bom, é claro)

1 peru de aproximadamente 5 Kg

Sal, pimenta e molho verde a gosto

350 ml de azeite extra-virgem

500 g de bacon em fatias

Nozes moídas



Modo de preparar:

Envolver o peru no bacon e temperá-lo com sal, pimenta e molho verde a gosto.

Massajá-lo com azeite.



Pré-aquecer o forno durante aprox. 10 minutos.



Beber uma boa dose (dupla) de whisky enquanto aguarda.

Colocar o peru numa assadeira grande.



Sirva-se de mais duas doses de whisky.



Ajustar o terbostato na marca 3, e, debois de uns binte bidutos, bonha para assassinar, digu, assar a ave.

Beber bais uba dose de whisky.



Debois de beia hora, formar a baertura e controlar a
asssadura do pato.



Tentar zentar na gadeira, zervir-se de uooooootra dose boa de whisky.



Gozer (?), gosturar(?), gozinhar (?), sei lá, f***-se o beru.



Deixááár o vilho da buta no vorno bor ubas 4 horas.



Tentar tirar a berda do beru de lá.



Bandar bais uba boa dose de whisky pa dentro, dendar
nobabente tirar o cabrããão do beru do vorno, borgue na bribeira denndadiiiva dãão deeeeeeeuuuu.



Begar o beru que gaiu no jão, e enjugar o vilho da buta gom o bano de limparrr o jão e gologá-lo duba pandeja ou galguer outra borra, bois, avinal, eu nem gossssssssto buito desta berda de beru. Bronto!

1.5.07

Movimentos Migratorios 1º Trimestre 2007

Segundo um estudo elaborado pela empresa Info-excelência, registaram-se 465 movimentos migratórios com origem ou destino no Distrito da Guarda, no primeiro trimestre de 2007.

Assim, foram recebidos no Distrito as seguintes familias por Concelho:

Guarda 58; Seia 38; Mêda 27; Gouveia 19; Trancoso 17; Celorico da Beira 17; Almeida 16; Figueira de Castelo Rodrigo 14; Sabugal 9; VN Foz Côa 9; Fornos de Algodres 8; Pinhel 4; Aguiar da Beira 2; Manteigas (não foram apurados valores).
Em contrapartida, deixaram o distrito...

Guarda 76; Seia 23; Figueira de Castelo Rodrigo 22; Gouveia 18; VN Foz Côa 17; Mêda 14; Trancoso 12; Almeida 10; Celorico da Beira 10; Pinhel 8; Manteigas 6; Almeida 3; Sabugal 2; Fornos de Algodres 2; Aguiar da Beira 1

Uma vez que o presente estudo tem como base a informação recolhida nos serviços de reexpedição de correspondência dos CTT, não inclui informação migratória internacional.

Dia do Trabalhador