"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

9.1.08

Ainda se cantam as Janeiras

Seia recebe, no próximo dia 12, o II Encontro Luso Espanhol de Cantares das Janeiras. O Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura de Seia vai ser o palco deste encontro que está marcado para as 21:30. A organização está a cargo do Município e de dois Ranchos Folclóricos, o de Seia e o de S. Romão. Manter a tradição das Janeiras é o principal objectivo desta iniciativa, segundo Mário Branquinho, responsável por este evento.
Manter a tradição, mas fazê-lo de uma forma inovadora, devido ao convite do grupo Espanhol, foi o ponto de partida para a realização deste encontro.
Mário Branquinho, aproveitou a oportunidade e, fez um convite aos Munícipes, afim de se deslocarem à Casa da Cultura de Seia para “assistir a um espectáculo que promete”. A entrada é gratuita e portanto não constitui um entrave a quem quiser ouvir cantar as Janeiras.
O cantar das Janeiras é tradição pelo Concelho de Seia, e os Ranchos Folclóricos mantêm, por iniciativa própria, viva esta tradição. Tal não seria possível sem apoios, e Mário Branquinho refere que o Município decidiu apoiar os Ranchos, de forma a perpetuar as Janeiras no Concelho.
Gentes Lusas e Castelhanas juntam-se para cantar as Janeiras.

Rádio Elmo

Sem comentários: