"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

23.4.08

Seia: Contact Center da EDP cria 250 postos de trabalho e garante serviço de atendimento em caso de acidente


Seia, Guarda, 23 Abr (Lusa) - O novo centro de atendimento (contact center) da EDP, em Seia, vai criar até 250 postos de trabalho e reduzir os riscos de ocorrerem interrupções no fornecimento de energia, anunciou hoje a eléctrica.

Segundo o presidente da EDP, António Mexia, o serviço hoje inaugurado, com a presença do secretário de Estado Adjunto, da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, envolveu um investimento de 2,5 milhões de euros.

Uma antiga garagem da EDP foi transformada num moderno Contact Center que ficará equipado com 150 posições de atendimento, correspondentes a 250 postos de trabalho.

O Contact Center atenderá uma média de quatro milhões de chamadas por ano e permitirá o lançamento de serviços inovadores através de telefone, SMS e Internet.

O serviço vai aumentar a qualidade do atendimento e reduzir "o risco operacional através da possibilidade de utilizar cada um dos Contact Center [há outro em Odivelas] como backup mútuo do outro", segundo a empresa.

Trata-se de "uma obra focada na capacidade de garantirmos, mesmo em caso de terramoto, o serviço ao cliente", disse.

"Até agora, tínhamos toda a operação telefónica pendurada num único Contact Center, que era o Contact Center de Odivelas e qualquer problema grande que houvesse em Odivelas punha em causa 80 por cento de todos os contactos que os clientes fazem directamente com a EDP", disse Cruz Morais, da administração da EDP.

"A existência deste segundo Contact Center permite balancear cargas de um lado para o outro", referiu, explicando que "se houver um problema em Lisboa, funciona este".

"Eles estarão sempre os dois a funcionar, mas cada um deles tem capacidade de recuperar, se houver alguma falha no outro", sublinhou o responsável.

Tendo em conta a distância a que os dois serviços estão, "qualquer problema grave que possa ocorrer em Lisboa, com baixíssima probabilidade irá ocorrer aqui e existem altas condições de segurança porque esta zona é de baixa sismicidade", adiantou.

O presidente da EDP justificou a aposta da empresa em Seia pelo facto de existir uma "ligação história" com um século de existência, altura em que foi construída a primeira central hídrica de produção de energia eléctrica no concelho.

Considerou o investimento realizado em Seia "muito importante" porque revela a "prioridade" que a EDP dá aos seus clientes e contribui para ajudar no "desenvolvimento do interior" do país.

A opção da EDP também foi valorizada pelo secretário de Estado Adjunto, da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, ao afirmar tratar-se de "uma manifestação da maior importância pela parte da EDP porque significa a preocupação crescente que ela tem ao nível da responsabilidade social".

"Uma empresa como a EDP não pode demarcar-se, do ponto de vista da responsabilidade social", disse, aludindo ao facto de a empresa criar novos postos de trabalho num concelho do interior.

Eduardo Brito, presidente da Câmara Municipal de Seia, mostrou-se satisfeito com a opção da empresa, assumindo que a instalação do Contact Center é "um contributo muito importante para iniciar um novo ciclo de modernização do nosso tecido empresarial", após a crise que afectou o sector têxtil, predominante na região.

"É um acontecimento muito importante para Seia e também para a região", disse o autarca, pelo facto de os funcionários terem sido recrutados no concelho, em colaboração com o Instituto de Emprego, Escola de Turismo e Telecomunicações e Escola Profissional local.

Na cerimónia, o autarca socialista aproveitou a presença de António Castro Guerra para reivindicar melhores acessibilidades para o seu concelho e para a zona da Serra da Estrela.

Na resposta, o governante prometeu levar "o recado do senhor presidente da Câmara" para Lisboa.

"Falarei sobre o tema com os políticos responsáveis e espero ser capaz de os sensibilizar para colocar a ligação Seia/Gouveia à A25 numa oportunidade que não seja muito longa", prometeu.

ASR.

in RTP

1 comentário:

Anónimo disse...

É tudo muito bonito mas na pratica não é bem assim, tudo bem que a EDP cria novos trabalhos e coisas assim do género, mas no fundo os contratos que estão a ser feitos em Seia são os mesmo que em Odivelas, contratos esses precários feitos pela CRH uma empresa de trabalho temporário que presta serviços, onde quem manda no fundo é a CRH. Vou então contar uma breve história muito engraçada que se passou comigo na EDP de Odivelas onde estava eu no Back Office, naquele dia estava a tratar dos emails dos clientes, onde um cliente manda um email com um pedido de plano de pagamento, na altura tinha uma chefe que também ela CRH pois as únicas pessoas EDP são os engenheiros que se contam pelos dedos o resto é tudo CRH, em relação a essa chefe digo a penas que era a“AR”, na altura os planos de pagamento tinha de ser pedidos ao chefe e era ele CRH que a provava o pedido do cliente, “nos” colaboradores tínhamos de fazer de advogados do cliente. Quando fui ter então com a AR fiz-lhe o pedido dando os dados do cliente, essa mesma olha para mim e pergunta-me se eu achava que ela era verde, não tinha compreendido e então insisti, e ela acrescentou se eu achava que ela era a santa casa da misericórdia, tive então de ligar ao pobre cliente pois a minha chefe CRH não autorizou a EDP fazer esse suposto plano de pagamento, o que no fundo é uma boa política da EDP.