"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

21.9.07

Guarda sem carros no Centro Histórico

No próximo sábado, 22 de Setembro, para assinalar o Dia Europeu sem Carros, a Câmara da Guarda vai proceder ao corte de trânsito, no Centro Histórico e nas ruas do centro da cidade. De acordo com a informação da autarquia “a rua Salgado Zenha vai ter dois sentidos, de forma a facilitar o tráfego automóvel nesta zona”. A zona de São Francisco, o Teatro Municipal da Guarda e a zona envolvente do cemitério, são algumas das alternativas para o estacionamento dos automóveis, nesse dia.
Recorde-se que a Câmara da Guarda é uma das cidades aderentes à Semana Europeia da Mobilidade, que teve início a 16 de Setembro, e que este ano tem como tema “venha viver connosco as ruas da nossa cidade”. A semana tem sido marcada por diversas actividades repartidas pela Galeria do Paço da Cultura, Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, Praça Velha, Parque da Saúde e Alameda de Santo André.
A autarquia adianta que “a medida permanente a implementar neste ano será mais um trilho do projecto Rotas Natura”, tendo sido marcado um percurso pedestre urbano com o objectivo de dar a conhecer as árvores mais emblemáticas da cidade, “os nossos ‘Gigantes Verdes’ as árvores com as quais partilhamos o nosso espaço urbano e que pintam de verde as ruas da nossa cidade”.
No distrito, apenas a Guarda aderiu, em simultâneo, à Semana Europeia da Mobilidade e ao Dia Europeu sem Carros. Na listagem divulgada, Celorico da Beira aparece como município apoiante do Dia Europeu sem Carros e Manteigas como município apoiante da Semana Europeia da Mobilidade.
A Semana Europeia da Mobilidade foi lançada, em 2002, em Bruxelas. Desde então, os cidadãos europeus podem gozar de uma semana inteira de eventos de sensibilização / consciencialização sobre um tema anual relacionado com a mobilidade.
A campanha “Na Cidade sem o meu Carro!” teve início em França, em 1998. A Comissão Europeia passou a adoptá-la a partir de 2000, através da criação do “Dia Europeu sem Carros” – dia 22 de Setembro – com o objectivo de apoiar o desenvolvimento de cidades limpas, onde os transportes públicos satisfaçam as necessidades individuais dos cidadãos.
As Nações Unidas pretendem lançar o Dia Mundial sem Carros, criando um órgão de cooperação internacional, que preste serviços de consultoria sobre políticas e aspectos operacionais relativos ao planeamento do Dia sem Carros. Este órgão monitorizará os eventos e experiências do Dia e será o Centro Internacional de Intercâmbio de Informação para aprendizagem e troca de ideias.

in Jornal A Guarda

1 comentário:

al cardoso disse...

Sem carros nos tempos que correm e mais dificil, mas "dias da mobilidade" deveriam ser todos os dias do ano!

Um abraco beirao.