"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

21.9.10

Esta geração não é rasca. É empreendedora e inovadora, basta ouvi-los falar


As associações juvenis mostraram, durante três dias, que não se dedicam apenas a actividades de lazer. Sob o lema do empreendedorismo e inovação, a Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda e o Grupo de Amigos do Manigoto juntaram, no concelho de Pinhel, cerca de 350 jovens que olharam para o futuro e debateram diversas problemáticas ligadas ao desemprego e ao combate à desertificação. Balanço final: “um sucesso assinalável”.

Mesmo depois de uma noite que se tornou mais longa do que o esperado, porque a festa que se desenrolou na freguesia do Manigoto se esticou muito para lá da hora, o Auditório do Cineteatro São Luís encheu para ouvir a radiografia de vários especialistas e anotarem conselhos relativos ao futuro.

O painel que compôs a primeira mesa do dia foi, acima de tudo, transversal. Primeiro, falou o presidente da Associação Ideias.Guarda, Tiago Gonçalves que, além de apresentar a Associação a que preside, apontou as características específicas da Região como das formas de afirmação da economia do distrito da Guarda.

“A Associação [Ideias.Guarda] nasceu da união de jovens do distrito da Guarda, e também de alguns que vieram para cá estudar e por cá ficaram, que acharam que juntos podiam fazer algo pela Região. E é essa mensagem que eu venho cá deixar. Se acharem que podem fazer algo pela vossa terra arrisquem”, sublinhou Tiago Gonçalves.

Depois, o discurso fez-se em Castelhano. O representante da Federação das Associações Juvenis da província de Castilla e León, José Miguel Ortega, abordou a temática dos incentivos financeiros, concedidos pelo Governo de Espanha, apontando o microcrédito como uma das formas de investimento mais vantajosas para os jovens que querem ser empreendedores e embarcar numa aventura chamada inovação.

De regresso a Portugal, leia-se aos representantes portugueses, foi a vez da professora do Instituto Politécnico da Guarda, Teresa Vieira, intervir e defender que “a vertente financeira não pode servir de escape para tudo”. Foi esta a intervenção que mais agradou ao governador civil do distrito da Guarda, Santinho Pacheco.

“Não nos podemos refugiar na questão financeira. O que é preciso é que apareçam boas ideias. Surjam bons projectos que o dinheiro há-de aparecer. É preciso que apareçam coisas de qualidade”, sublinhou a docente.

Seguiu-se o especialista em design de comunicação, Edgar Silva. Contudo, a conversa não foi puramente sobre design. O empreendedor explicou todo o processo que o levou a arriscar e a ser empreendedor. Os trabalhos, concebidos para diversas empresas dos distritos da Guarda e Castelo Branco, cativaram a audiência que “só queria ver o próximo”.

O último a usufruir da palavra foi Luís Coelho. Perante o contexto de globalização, apostou nos idiomas e, hoje, tem várias lojas abertas. “É preciso ter projectos de qualidade e nunca parar porque estes processos são contínuos e quem parar fica para trás”, debruçando-se, ainda, sobre alguns dos projectos que devem surgir em breve.

“Não nos podemos refugiar na questão financeira. O que é preciso é que apareçam boas ideias. Surjam bons projectos que o dinheiro há-de aparecer. É preciso que apareçam coisas de qualidade”

No final do evento o sentimento era generalizado: “dever cumprido”. O presidente da Federação Distrital das Associações Juvenis da Guarda, José Sério, sublinhou a afluência dos mais jovens, embora o mais importante tenha sido o “conteúdo à volta do qual se centrou todo o evento”.

“O nosso ponto alto foi, sem dúvida, o colóquio à volta do empreendedorismo e da inovação. Os conferencistas trouxeram novas ideias e experiências que podem contribuir para o desenvolvimento destes jovens que precisam de ouvir opiniões e vivências diferentes. Espero que estas palavras sirvam para incentiva-los a apostar na ruralidade e nas nossas capacidades”, sublinhou José Sério.

A Câmara Municipal de Pinhel também ficou “orgulhosa” pela forma como se desenvolveu o evento. O vice-presidente do Município de Pinhel, Rui Ventura, salientou a pertinência do acontecimento, e realçou a importância de apostar nos jovens que são “o futuro da Região”.

“É extremamente importante que este tipo de iniciativas consigam aliar a parte do divertimento a uma componente de aprendizagem, nomeadamente nestas que se debruçam sobre o empreendedorismo e a inovação. Este é o momento certo para apostar neste tipo de iniciativas porque o Interior do País está a precisar disto estes jovens, de alguma forma, significam o futuro da Região e, por isso, esta é a melhor aposta que podemos fazer”, sublinhou Rui Ventura.

Por fim, o director regional do centro do Instituto Português da Juventude, Miguel Nascimento, salientou a “dinâmica das associações juvenis da Guarda que conseguem marcar uma posição no panorama nacional”.

in Nova Guarda, André Sousa Martins

Sem comentários: