"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

31.1.06

"Lisboa" em Trancoso

Apesar de viver em Trancoso, o meu emprego é em Lisboa.
Esta distância é gerida através da utilização de dois diferentes recursos: O Comboio Intercidades e a utilização de uma VPN (rede privada virtual de comunicações através da internet).
A VPN permite-me trabalhar na rede do escritório (cuja sede é em Lisboa) apartir da minha residência em Trancoso. Tal é possivel porque existe internet de banda larga em Trancoso e desse modo, com recurso a dois routers com VPN, é possivel trabalhar à distância através de uma ligação segura (encriptada).
Por outro lado, porque a presença pessoal ainda é importante para um conjunto alargado de reuniões, desloco-me com frequência a Lisboa através do InterCidades.
Trata-se de uma viagem particularmente confortavel, onde existe café a bordo e fichas electricas para a ligação do pc portátil, permitindo que as 3h40m sejam passadas a trabalhar com um sossego e umas vistas que nenhum escritório de Lisboa terá.

Depois do exposto, pergunto: Será que ainda é obrigatório ter a familia a viver na grande cidade, sujeita a stresses citadinos e poluição, para que um membro da familia continue a trabalhar em Lisboa?

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas que interessante e como não deves ter falta de dinheiro pois deves ser filho de um papa riquinho, e trabalhas por teres uma cunha oualgo do genero, não tens mais nada que fazer dizes destas baboseiras. Um blog ate interessante. As pessoas aqui não são incultas têm tanta ou mais cultura que tu vê se percebes isso.

Al Cardoso disse...

Caro Frederico:
So quero e contra a opiniao de anonimos,(porque sera que certas pessoas so anonimamente e que exprimem as suas opinioes?) congratola-lo pelo bom gosto de viver na nossa Beira, e ao mesmo tempo poder usar as novas tecnologias, o que vem provar que no interior o que falta e mais gente como o meu amigo.
Saudacoes de longe mas de alguem da Beira Serra.

Anónimo disse...

Vivam !
Ainda gostaria de saber o porquê de certos comentários " Anónimos " virem carregados de arrogância e de dor de cotovelo. Porque será que certas pessoas costumam usar isto como terapia para dilacerar os seus preconceitos e algumas fustrações ? Porque será que essas pessoas não conseguem criticar uma opinião de uma forma democratica sem decorrer à arrogância ? Porque será que não usam uma identificação credível e assumem aquilo que dizem ? Porque será que assim que ponho os comentários livres e não moderados aparecem logo comentários deste tipo? cheio distooooooo.....!!!!

Frederico Lucas disse...

Caro al_cardoso,
Quero agradecer as suas palavras.
Penso que Portugal tem espaço para ser mais homogeneo e contesto há muito tempo a constituição de metrópoles num país como o nosso. O ridiculo no meio disto é que o primeiro promotor dessas metrópoles é precisamente o estado.

Um forte abraço

Frederico

Anónimo disse...

Mas qual é o mal ser anonimo ???Ou será que os anonimos nao tem os mesmos direitos dos nao anonimos.??
-Quanto ao sr. de estar a trabalhar em Lisboa e viver em Trancoso pena é não podermos termos esses luxos.Mas um País em que um burro com gravata é doutor outra coisa nao seria de esperar.

Quico disse...

Também os há sem gravata. E sem nome.

...Os burros claro!

Al Cardoso disse...

Clarissimo!!!

Anónimo disse...

Ja vi que tu és daqueles com gravata e com nome... Pedro!!!
Ala que é cardoso.