"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

10.1.06

A Trancoso brasileira... Parte II


A pedido de "várias famílias", empreendi uma investigação para descobrir a razão de existir no Brasil um local com o nome de Trancoso. Já tinhamos visto que ali "havia mão" portuguesa, mas o porquê não se entendia. Pois bem, segundo Mariângela de Lara Moraes Daibert do Centro de Pós-graduação da Associação de Ensino de Itapetininga no seu trabalho "Trancoso, uma história de vida e educação" (2002), fonte que pode ser consultada em http://www.vozdetrancoso.com/historia.htm#colonia:

«(...)
Os jesuítas são expulsos do Brasil e de Portugal, em 1759, por Marquês de Pombal. Consegue ainda o governador, junto ao Papa, a extinção da Ordem. (Wehling & Wehling, 1994, p. 154 e Abreu, 1969, p. 203)
A Aldeia de São João, em 1759, é elevada a Vila "Nova Trancoso", por Alvará Régio de Dom José I, segundo o documento:"Aos vinte dias do mês de janeiro de 1759 anos, nesta Aldeia de São João da Capitania de Porto Seguro, onde eu tabelião adiante nomeado fui indo com o Capitão-Mor da dieta Capitania, Antônio da Costa Souza e o Ouvidor da mesma, Manuel da Cruz Pereira, e na casa sua aposentadoria, aí mandaram vir perante si todos os principais da dita aldeia e mais o povo dela ... determinar-lhes levantar Vila nesta Aldeia, fazer juízo a todos os mais oficiais da Câmara, justiça e milícia dando à nova vila o nome de Nova Trancoso ... e logo elegerão uma casa de telhas, que havia na dita Aldeia (junto à casa de morada dos Reverendos Missionários e dela por eles mandada fabricar para os seus despejos) para a casa da Câmara um Pelourinho de madeira lavrada em quatro faces, ... e que de hoje em diante não fosse intitulada com outro nome mais que com o referido, que o qual o dito Senhor lhe mandava dar." (Fontana, 1988, p.56)
(...)

No início do texto exposto, o autor fala sobre o pensamento ocorrido na época: 'nomear as novas vilas com nomes de vilas portuguesas semelhantes'. Surge uma explicação para o novo nome da 'Aldeia São João', então nomeada de 'Vila Nova Trancoso', provavelmente espelhado na Vila de mesmo nome em Portugal, situada no Distrito da Guarda, que fez fronteira com Celorico, conforme mapa encontrado no site www.cm-trancoso.pt (2002).»

Ou seja, parece que ambas as terras têm este nome porque...simplesmente...calhou! Depois da expulsão dos jesuítas renomeou-se as aldeias e todas passaram a ser Vila+Nova+(nome de uma vila de Portugal). A aldeia de São João calhou ser chamada de Nova Trancoso e assim ficou.

Fica o esclarecimento.

Cumprimentos,
Patrícia Geraldes

2 comentários:

Al Cardoso disse...

E uma explicacao bastante simplista creio, sera ja alguem tentou descobrir se alguns dos envolvidos no processo seria natural de Trancoso?

I disse...

Pois...eu também achei, mas até agora não encontrei mais nenhuma informação. Tenho uma teoria que não passa disso: alguém muito importante de Trancoso terá tido alguma influência junto do Marquês de Pombal e talvez alguma relação com Trancoso do Brasil? mal saiba mais (agora também estou curiosa!), transmito aqui no blog.
Cumprimentos,
Patrícia