"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

3.12.06

Feira do Emprego em Trancoso



A Escola Profissional de Trancoso vai levar a cabo, na próxima terça-feira, nas suas instalações, a IVª Feira do Emprego. A iniciativa visa ajudar os alunos finalistas a encontrar estratégias de aproximação e integração na vida activa. A feira conta com a colaboração do Instituto de Emprego e Formação Profissional, da AENEBEIRA, do Centro de Apoio à Criação de Empresas da Beira Interior, de várias empresas e do Centro de Recrutamento Militar de Viseu.

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Ora aqui esta mais uma magnifica iniciativa.
Parabens a Trancoso, sempre a frente em iniciativas uteis, para vencer o marasmo do "deserto interior".

Um abraco fornense.

Anónimo disse...

Esta é uma iniciativa já levada a cabo em muitas universidades do nosso país. Na minha por exemplo era "Forum Empresas". Alguns amigos do meu curso conseguiram o seu primeiro emprego através deste tipo de iniciativa. É bastante benéfico pois o "verdinho" aprende por exemplo a fazer um "curriculum Vitae" e toma contacto com questões e situações possíveis numa entrevista de recrutamento.
Algumas empresas vão mesmo para recrutar e os alunos começam a tomar contacto com os testes tipo que são feitos (alguns questionários com uma bateria interminável de perguntas que testam as aptidões a todos os níveis, desde o psicológico ao cognitivo e obviamente o conhecimento da matéria em causa). É também importante para se ganhar a "sensibilidade" de que existem "fuínhas", às vezes colegas de turma, que fazem tudo para competir e roubar o lugar de trabalho (ganha-se a noção que o Mundo do trabalho é um Mundo difícil e incompatível com qualquer tipo de falha: em muitos casos o objectivo é "lixar o próximo").
É de aplaudir a insistência neste evento (que já vai na 4ª edição). Aconselho a todos os alunos a assistirem e participarem. Mesmo que a esmagadoria maioria não garanta emprego (algumas empresas vão mesmo para recrutar, mas geralmente em 200 fica 1), vale pela experiência e pelo primeiro contacto (na maioria dos casos) com o sempre difícil Mundo do trabalho.

1 Abraço a todos!
Vasco Simões
VS