"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

29.4.07

Interdição à Felicidade!



O filme "Chocolate" é uma crítica social aos pequenos meios habitacionais, onde o "Prazer" está excluído das sensações socialmente toleradas!

Divertimento, Motivação e Iniciativa são adjectivos igualmente interditos naquele vilarejo francês.

"O filme "Chocolate", baseado no romance homónimo de Joanne Harris, é premiado de um tom fabuloso-fantástico.

Hallström conseguiu reunir um elenco de primeira linha: Juliette Binoche, Judi Dench, Johnny Depp, Lena Olin, entre outros.

A história, que mistura romance e comédia, foi um enorme sucesso.(...)

Juliette Binoche é Vianne Rocher, uma forasteira que, acompanhada da filha de seis anos, chega a um conservador vilarejo no interior da França. Lá, tem a "ousadia" de abrir uma loja de chocolates, ao lado da igreja, em plena Quaresma. Com um ar de feiticeira, encanta alguns moradores com suas receitas, algumas bastante exóticas, como a que mistura chocolate e pimenta.

Outros habitantes, principalmente o edil municipal (Alfred Molina), não aceitam sua presença na vila, pois ela estaria subvertendo a ordem e a moral no local. A situação de Vianne fica ainda mais complicada quando se envolve com Roux (Johnny Depp), um músico andarilho que desembarca na aldeia."

28.4.07

25 de Abril de 2007

CERTOS dias olho para Portugal como quem olha para um doente terminal. Com simpatia, pena, solidariedade inútil e a certeza de que não podemos fazer nada. As notícias abrem mais um rasgão na cortina do optimismo com que pretendem, e pretendemos, convencer-nos de que o país «está a mudar» e que não morrerá inexoravelmente à medida que o mundo à sua volta vai mudando.
(...)Um país doente mata os que nele se abrigam, essa massa que dá pelo nome colectivo de portugueses, sempre à procura da culpa e da desculpa, sempre alegando «não fui eu foi ele». As coisas que se vão passando neste país, e que decerto contribuiriam para o rico anedotário se ainda estivéssemos interessados na anedota (não estamos) são sintomas da doença terminal. Um ditador de província sem desígnio e sem visão é eleito num concurso o Maior Português de Sempre e Vasco da Gama fica em último lugar.

texto completo em Expresso, Clara Ferreira Alves

27.4.07

SOCIEDADE

“O que há em comum nos diversos interesses
É que constitui o vínculo social,
Pois se não houvesse um ponto em que todos
estivessem de acordo, nenhuma sociedade
poderia existir.
Mas, unicamente sobre este interesse comum,
A sociedade deve ser governada.”
J.J. Rousseau, Contrato Social

26.4.07

Município de Pinhel comemora 25 de Abril

O dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e feriado nacional. Com o 25 de Abril, Portugal acabou com a ditadura e começou a democracia. Em Pinhel as comemorações do 25 de Abril tiveram início às 9 horas com o Hastear da Bandeira.
Na Sessão Solene António Ruas presidente do Município de Pinhel referiu que este dia tem por objectivo festejar e homenagear todos aqueles que na «Revolução dos Cravos» lutaram pela liberdade.
Para o Autarca de Pinhel o 25 de Abril abriu caminho à democracia e ao desenvolvimento que se quer mais uniforme para o País.
No dia em que se assinala o Dia da Liberdade, António Ruas considera que a luta tem de continuar por novas oportunidade.
Sales Gomes, (na foto), presidente da Assembleia Municipal de Pinhel considera que para os jovens de hoje é difícil imaginar como foi viver há 33 anos a trás. Sales Gomes lamenta não haver em Pinhel uma lápide ou um monumento de homenagem aos homens do concelho mortos na Guerra Colonial.

in Rádio Elmo

22.4.07

Empreendedorismo

Este é um vídeo brasileiro de promoção de uma feira do empreendedorismo.



Fará sentido a organização de uma Feira do Empreendedorismo na Beira Interior?

21.4.07

Águas Altas



"Uma Aldeia Portuguesa com 39 habitantes quis ter uma ligação ao Mundo."

Este é o argumento de Luís Galvão Teles no seu filme DOT.COM

20.4.07

A região dos vinhos verdes é uma excepção no País, ao contratar um seguro colectivo para todos os produtores. Mas na Beira Interior, qualquer uma das



As adegas associadas de Pinhel, Vila Franca das Naves e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) e Fundão e Covilhã (Castelo Branco) têm seguros de colheitas colectivos para os associados. A garantia foi dada à Agência Lusa por Rudolfo Queirós, responsável da Comissão Vitivinícola da Beira Interior (CVRBI), depois da Comissão dos Vinhos Verdes (CVRVV) ter anunciado na terça-feira a contratação de um seguro de colheitas para os 35 mil produtores locais que garante 16 cêntimos por cada quilo de uva perdido em catástrofes naturais. A CVRVV diz que se trata do maior seguro agrícola do País, que cobre mais de 250 mil parcelas de vinha e uma produção de uva valorizada em mais de 16 milhões de euros, sem qualquer custo para os produtores.

texto completo em Diário XXI

17.4.07

A VERGONHA NACIONAL

DESPOVOAMENTO

É impossível distribuir uniformemente os recursos do país, diz João Ferrão



O Secretario de Estado do Ordenamento do Território disse não acreditar ser possível distribuir uniformemente os recursos do país pelas várias regiões, numa altura em que o Parlamento se prepara para aprovar um plano de combate ao despovoamento.

in tsf


Não é novidade para ninguém, excepto para o Senhor Secretário de Estado do Ordenamento do Território: A população vive em Lisboa por questões profissionais. Os índices de satisfação da população urbana são negativos, motivo pelo qual Lisboa e Porto já perderam mais de 20% da população nos últimos 10 anos (dados INE).
Cabe ao Governo a tarefa de dinamizar o interior, para que este ofereça oportunidades de investimento aos empresários/empreendedores e consequentemente emprego.
Este processo é vital para o incremento do índice de formação da população rural, uma vez que a ausência de mão de obra qualificada no interior é a maior condenação que se pode dar a mais de 50% do território nacional.

Em suma, espera-se que o Governo Governe.




Índice de Escolaridade nas regiões fronteiriças PORTUGAL/ESPANHA

Excerto da mensagem do Senhor Presidente da Republica no ambito do "Roteiro para a Inclusao"

"(...)Comecei precisamente pelas regiões mais pobres do interior, onde os meios mais escasseiam, onde as dificuldades são mais sentidas e onde as perspectivas de desenvolvimento são mais sombrias. Condicionadas pelo envelhecimento acentuado das suas populações, pela degradação do seu tecido produtivo e pelo risco de desertificação do seu território, estas regiões enfrentam a maior das ameaças: o desaparecimento enquanto comunidades.

São regiões que precisam urgentemente de reorientar a sua base produtiva, valorizar os limitados activos humanos e materiais de que ainda dispõem e acautelar o bem-estar e a dignidade dos que, resistindo, se viram excluídos dos benefícios do progresso.

Encontrei experiências, como as do Centro Social de Montes Altos ou a Sociedade Filarmónica de Fratel, onde a iniciativa dos cidadãos conseguiu contrariar o destino que há muito parecia estar traçado. Foi simples o segredo do sucesso: não se resignaram! E, com o apoio das suas autarquias e do governo, conseguiram transformar cada problema numa nova oportunidade. Empreenderam, criaram riqueza, multiplicaram os postos de trabalho e devolveram a esperança e a confiança às suas comunidades.

Estou convencido de que se conseguirmos replicar estas experiências em outras aldeias e vilas do interior, daremos um passo no desenvolvimento social do nosso País. É preciso trabalhar de forma organizada, reunindo e diversificando contributos, actuando em rede e aprofundando a cooperação entre instituições.

Onde a iniciativa particular escasseia, ganha maior relevo o papel desempenhado pelas autarquias. Tive oportunidade de constatar quanto é árdua a sua tarefa, especialmente nas regiões mais periféricas. Mas também pude comprovar a disponibilidade dos nossos autarcas em assumir novas competências e novas responsabilidades, nomeadamente na área social e da educação, bem como o seu empenho no relançamento da base produtiva dos seus Concelhos.

Passada que foi a fase mais entusiástica da construção de infra-estruturas, é, de facto, tempo de abrirmos uma nova página na história dos municípios portugueses: a do desenvolvimento social, do reforço da actividade económica, da promoção da competitividade, da sustentabilidade do bem-estar e da qualidade de vida das suas populações.

Isso requer, por um lado uma inequívoca vontade descentralizadora e, por outro, um maior sentido de cooperação entre as autarquias. Não podemos continuar a remeter para o Governo Central o que poderia, com maior eficácia e resposta mais pronta, ser uma competência das comunidades locais. Não podemos continuar a multiplicar equipamentos, quando o bom senso nos aconselha a saber partilhá-los.

A descentralização para os Municípios de novas competências, especialmente no domínio social e da educação, tem, no entanto, de ser acompanhada por uma nova cultura de intervenção, em que as Autarquias sejam mobilizadoras de recursos locais, potenciadoras da iniciativa dos cidadãos e das organizações não governamentais e coordenadoras das estratégias de desenvolvimento social.

Pude constatar, nos vários Municípios que visitei, o potencial que representam as redes sociais e os conselhos locais de acção social como espaços de afirmação das suas comunidades, em torno de objectivos estratégicos de desenvolvimento social.

Tenho uma grande confiança no contributo que os cidadãos e as suas associações têm vindo a dar para a causa da inclusão social e uma certeza ainda maior no papel que o futuro lhes reserva.

Desvalorizámos por muito tempo esse papel, confundindo responsabilidade social com caridade, participação cívica com protagonismo, voluntariado com assistencialismo."

15.4.07

Tributo a Roque Santeiro

Vinte anos depois de ter sido transmitida em Portugal a telenovela Roque Santeiro, classificada no Brasil como a melhor telenovela de sempre, ainda hoje a sua crítica social continua pertinente.

Poucos saberão que a referida telenovela foi gravada 10 anos antes da sua emissão e que a censura, ainda presente no Brasil nos idos anos de 75, inviabilizou a sua emissão.

Fica aqui o nosso tributo.


14.4.07

Feira de Orientação Escolar e Profissional e Feira da Ciência.

A Escola Secundária c/ 3º ciclo de Pinhel em parceria com o Município e a Empresa Municipal Falcão Cultura e tempos livres esta a realizar a Feira de Orientação Escolar e Profissional e Paralelamente, também a V Feira da Ciência, no intuito de proporcionar aos jovens a participação em actividades ligadas ás Ciências.
A feira vai ser visitada por alunos de escolas do concelho de Pinhel, Sara Perreira Vice-presidente da Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Pinhel adianta que relativamente á Feira da Ciência os alunos vão poder participar em algumas experiências.
Sara Perreira refere que a Escola não tem espaço suficiente para acolher estas duas Feiras e inicialmente o Pavilhão Multiusos era o local previsto para a realização. Uma vez que, as obras ainda não estão terminadas o mesmo sofreu alterações sendo que, foi transferido para as antigas instalações da Fábrica de Calçado RODHE.

in Rádio Elmo

13.4.07

Agenda Cultural (Diario XXI)

No âmbito da exposição Revisistar o Traje Histório, o centro histórico da vila de Aguiar da Beira recebe amanhã, um desfile dos trajes antigos. A iniciativa decorre a partir das 21h30.

A banda de hip-hop Urban Spirit sobe ao palco do Cine-Teatro São Luís, em Pinhel. É amanhã, às 21h30.

O Serviço Educativo da Moagem promove, amanhã, às 10h00, “Derivas”, uma oficina orientada por Magda Rodrigues. Às 15h00 decorre “Mil coisas num som”, orientada por Luís Fonseca e Devsky.

O projecto etnográfico “Tradicionários” desloca-se este fim-de-semana à Moagem, com o intuito de promover e formar ranchos folclóricos. Assim, amanhã, a formação será dirigida aos grupos de Silvares, às 16h00, e da Casa do Povo do Paul, às 21h30. Já no domingo é a vez dos conjuntos da Casa do Povo do Souto da Casa, às 16h00, e da Boidobra, às 21h30.

Amanhã, das 10h00 às 17h00, a Associação Luzlinar organiza na aldeia do Feital (Trancoso) um ateliê de desenho e colagem para todas as idades.

A Academia de Música e Dança do Fundão actua na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, amanhã, às 21h30, um espectáculo integrado II Festival de Música da Beira Interior, da Scutvias.

O filme “Ainda Há Pastores?”, de Jorge Pelicano, é apresentado na Casa do Povo do Ferro, no domingo, às 15h00.

O festival Gouveia Art Rock está marcado para Gouveia, nos dias 21 e 22. Robert Fripp e os Magma são os “cabeças de cartaz”.

As exposições: “Mo-nu-mentos”, com esculturas de Volker Schnüttgen, e “Pedras Semblantes”, com fotografias de Pedro Inácio, estão patentes até domingo, dia 22, no Museu do Canteiro, em Alcains.

Na quarta-feira, dia 25, o grupo “Pentacorde” actua na Casa da Cultura de Mêda, às 21h30, num tributo a Zeca Afonso

O Musical “Leopoldina e a tartaruga bebé”, promovido pelo Continente, estará no Teatro-Cine da Covilhã nos dias 27 (10h30 e 14h30 para as escolas) e 28 (11h00 e 15h00 para o público em geral).

Pode ser vista na Casa da Cultura de Mêda, até dia 29, uma exposição de pintura em porcelana, da autoria de Maria Sequeira.

Até domingo, dia 29, o Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco) apresenta a exposição “A minha Escola Adopta um Museu”.

“30 anos de pintura”, de Maria Rosalina Cruz é a exposição que está patente ao público até ao final do mês, no Espaço Arte e Cultura, na Covilhã.

Está patente, até 1 de Maio, exposição “A Devoção à Senhora do Almurtão”, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova. A mostra é da responsabilidade da Confraria de Nossa Senhora do Almurtão e da autarquia de Idanha.

A 5 de Maio, às 21h30, a Associação Cultural da Beira Interior actua na à Sé Catedral de Castelo Branco, um espectáculo integrado II Festival de Música da Beira Interior.

O 13º Festival Internacional de Música de Castelo Branco, este ano dedicado ao samba, começa a 5 de Maio, no Cine-Teatro Avenida, e vai prolongar-se até Junho.

De 16 a 22 de Maio, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo da Covilhã recebe trabalhos dos candidatos ao Concurso “Aprender a Ser”. O regulamento está em www.cm-covilha.pt.

Até 26 de Maio o Paço da Cultura da Guarda acolhe a exposição de arte rupestre e arqueologia “A Arte que o Côa Guarda”.

O TMG apresenta, a 26 de Maio, às 21h30, a ópera infantil “A Floresta”, de Eurico Carrapatoso, pelo Conservatório Regional de Música da Covilhã e Escola Profissional de Artes da Beira Interior, integrado II Festival de Música da Beira Interior.

O Teatro-Cine da Covilhã, repete, todas as quartas-feiras, das 15h00 às 17h00, a iniciativa de dança e convívio “Chá com biscoito”, destinada aos idosos com cartão municipal.

in Diário XXI

12.4.07

É preciso promover a imagem da região

A importância da internacionalização na competitividade das empresas e as consequências da imagem que a região Centro tem no estrangeiro foram algumas das reflexões do seminário promovido pelo CEC

A alteração da imagem que a região Centro tem fora do país, para que dessa forma seja possível captar investimento estrangeiro, foi uma das medidas preconizadas por Luís Castilho, do Conselho Empresarial do Centro (CEC), ao intervir na abertura do seminário “Internacionalização e Design”. «Assim, será possível captar mais investimento», explicou.
Segundo este responsável, a região «tem vindo a passar ao lado» do investimento estrangeiro, daí a importância da promoção do território e das suas gentes. «É importante mudar a nossa imagem», reiterou.
O seminário que ontem decorreu no CEC – e que surgiu no âmbito do desenvolvimento do Curso de Gestão Comercial/ Marketing e Internacionalização, inserido no projecto Inovcentro - teve por objectivo proporcionar a partilha de informação sobre a importância da internacionalização no aumento da competitividade e desenvolvimento das empresas.
Os apoios e incentivos ao investimento externo e as estratégias competitivas para a internacionalização foram os temas em discussão. Entre os oradores estiveram responsáveis do ICEP e da Sociedade Portuguesa de Inovação.
Foi ainda apresentado um caso de sucesso empresarial, tendo o seminário terminado com um workshop sobre design e internacionalização.

in Diário de Coimbra, Dora Santana

10.4.07

Judeus celebram a Páscoa entre ritos seculares

Centenas de judeus e cripto-judeus da Beira Interior (distritos da Guarda e Castelo Branco) celebram, até 10 de Abril, a Páscoa (Pessach) de acordo com ritos ancestrais.

À falta de Sinagoga - a única, a Beit Eliau, existe apenas em Belmonte - o centro do culto é o seio familiar, tal como durante séculos, após a destruição dos tempos ou sua conversão para novos fins, mercê do Santo Ofício e da pressão que exerceu sobre as comunidades.

Estas mantiveram em segredo suas tradições religiosas, mercê em grande parte às mulheres que as transmitiram aos filhos. A razão é simples: eram elas que se quedavam em casa enquanto que os homens iam para o seu trabalho enquanto mercadores, mestres de ofício, negociantes, tratantes, um sem número de actividades. Nem as cruzes apostas nos umbrais das portas, testemunhadas em Judiarias de Guarda, Trancoso, Belmonte, Fundão ou Covilhã, Castelo Branco, entre outros, queriam dizer que efectivamente os seus moradores se tinham convertido ao cristianismo. Não. Na família cimentaram- -se as festas judaicas, permaneceram longe dos olhos dos cristãos e de outros curiosos até há pouco tempo. Entre elas as festas da Páscoa ou Pessach (A passagem).

texto completo em Diário As Beiras

9.4.07

Associação lança livro “Sopas da Serra da Estrela”


A Adruse – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela editou o livro "Sopas da Serra da Estrela". Trata-se de uma compilação das 50 receitas que entraram a concurso nas seis edições do festival homónimo que se realiza, desde 2000, no recinto da Adega Cooperativa de S. Paio, em Gouveia.

A edição enquadra as receitas, da autoria dos participantes no certame gastronómico, mediante as tradições e actividades agrícolas da região, nas quais as sopas têm as suas raízes.

Com este livro, a Adruse pretende «preservar, valorizar e perpetuar os saberes e sabores da Serra da Estrela através da divulgação do seu património gastronómico», além de homenagear todos os participantes no Festival de Sopas da Serra da Estrela. A edição é financiada pelo projecto Leader.

Integram a Adruse os municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia.

in Portugal Centro

7.4.07

EXCLUSIVO: Distrito da Guarda cresce em População


Em 2006, estimam-se que cerca de 2500 famílias abandonaram o litoral para viverem no Distrito da Guarda.
São os primeiros dados recolhidos do serviço de transfer dos CTT que revelam que existiram 1500 pedidos de reexpedição de correspondência, sendo que apenas 60% das familias que mudam de residência optam por contratar este serviço aos "Correios de Portugal".
Neste momento estão a ser efectuadas análises sobre as origens dessa população, sendo o objectivo final o apuramento das motivações para este processo migratório.
Recorde-se que nos Censos de 2001 foram apurados 176.713 habitantes no Distrito da Guarda, representando este incremento do ano de 2006 aproximadamente 2,5% população, o que a confirmar-se representa uma das melhores notícias das últimas décadas para o Distrito.

4.4.07

Rota da Arte Rupestre ganha forma

A Rota de Arte Rupestre da Beira Interior, apresentada em Janeiro, deu mais um passo rumo à sua conclusão, que, contudo, ainda não está para breve. Na passada quinta-feira foi apresentada no Governo Civil da Guarda uma base de trabalho com os diversos sítios que a vão integrar e proposto um documento fundador, que será assinado por todas as entidades fundadoras.

texto completo em O Interior

1.4.07

Tal pai, tal filho...



Mais informações em childfriendly.org.au/

Jovens em férias desportivas

“Esta iniciativa teve início no Verão de 2004 e, desde então, várias centenas de jovens têm aderido a esta actividade que se repete sempre que há férias escolares. As propostas são sempre muitas e para todos os gostos, no intuito de incentivar a prática de exercício físico, a camaradagem e o contacto com a natureza”, refere uma nota da autarquia, que organiza as acções.

texto completo em Diário XXI