"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

18.2.06

Encerramento da Rohde marcará a reorganização económica no Concelho de Pinhel

O esperado (mas indesejado) anúncio do encerramento da fábrica de calçado ROHDE marcará a necessária reorganização económica no Concelho de Pinhel.
Quando adquiri há um ano uns sapatos naquela fábrica, que já foram trocados uma vez e re-colados outras duas(!), o tema dominante já era o previsivel encerramento da fábrica.
Todos sabemos que as industrias de mão de obra intensiva estão pelas ruas da amargura no nosso país. Por culpa de todos. A "formação contínua" e a modernização tecnológica não passam de uma miragem para a maioria das indústrias portuguesas.

Porque chorar na fronha não trás vantagens à solução do problema, vamos pensar em novas oportunidades económicas para a cidade de Pinhel...

Desde logo existem as instalações. Potencialmente interessantes para interposto logistico, para centro de incubação de empresas ou para reconversão da industria existente em outra de maior valor acrescentado. Ou para todas elas!

Por outro lado, e face às infraestruturas existentes no distrito como a banda larga ou a rede de auto-estradas, permite a Pinhel ambicionar uma participação mais qualificada da sua população activa, que numa primeira fase terá que passar pela formação profissional.

"As oportunidades brilhantes escondem-se sempre sob a aparência de problemas insolúveis."

Albert Einstein

Sem comentários: