"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

28.4.06

Autoestrada de Bragança



Sócrates anunciou hoje a Autoestrada para Bragança.
É um excelente sinal. Reconhece o défice de vias de comunicação para a região.
Mas infelizmente os técnicos das Estradas de Portugal continuam na sua saga de disparates.
O actual IP2, entre Celorico e Bragança está entre o que existe de pior no país, no que diz respeito a Itinerários Principais. Creio que está ao nivel do IP2 (curiosa coincidência ou talvez não) Évora Portalegre, sendo que neste caso existe uma alternativa paga e de boa qualidade entre Évora e Estremoz.

Dito isto, parece-me que faria mais sentido investir na referida ligação Celorico Bragança versus DUPLICAÇÃO Vila Real Bragança.

Mas porque as coincidências existem em pequena escala, concluimos que a prioridade está na ligação do interior para o litoral e não no eixo norte sul, como seria a ambição do IP2.

Resta-nos perguntar: Porque nos deram o IP 5 tão sinuoso. Por outras palavras, porque aceitaram um projecto tão mediocre para a concessão da Scut das Beiras?

A A23 está implantada numa região mais acidentada e a comparação de ambas é pura coincidência. É caso para dizer "Tragam os Espanhois!*"

* O projecto da A23 é autoria da empresa DRAGADOS, tendo a construção sido executada entre esta empresa e a Teixeira Duarte S.A.

3 comentários:

Al Cardoso disse...

Ja tinha escrito em outras paragens que: "as auto-estradas de ligacao ao litoral e a Espanha, tem a finalidade, de os que ainda restam no interior, mais depressa poderem sair dele!!!"

Al Cardoso disse...

Tem, ou teram essa finalidade???

Frederico Lucas disse...

Essa é a infeliz constatação.
Obrigado pelo comentário.

Um abraço