"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

16.4.06

Teletrabalho


Depois do meu post de Janeiro passado intitulado por "Lisboa em Trancoso" que mereceu acesos comentários, venho retomar o assunto.

Muitas organizações a nivel global estão a contratar TELETRABALHADORES. Antes de mais vamos definir o conceito: É teletrabalhador todo o colaborador VINCULADO a uma organização que trabalha a partir da sua própria casa. As profissões mais comuns neste tipo de trabalhadores são os tradutores, ilustradores, contabilistas, vendedores por telefone e jornalistas.

Não devem ser confundidos como teletrabalhadores profissinais independentes que exercem a sua actividade a partir da sua residência.

Sendo a Beira Interior uma região com qualidade e baixos custos de vida, já extintas na maioria dos centros urbanos, os profissionais de serviços podem e devem concorrer às contratações de teletrabalhadores das grandes organizações nacionais.


Para os interessados fica um artigo sobre a experiência do Inesc Porto e o site da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Teletrabalho.

A terminar, uma declaração de Jack Nilles, pai do conceito "TELETRABALHO", a Jorge Nascimento Rodrigues jornalista do Semanário EXPRESSO, durante uma entrevista na Marina Del Rei em Los Angeles, Estados Unidos da América.

"Vocês são uma nação de grandes exploradores e têm gente muito inovadora que tenho encontrado sempre que lá vou. Se desenvolverem esses genes pioneiros e voltarem a explorar o Mundo (em vez de se fecharem tentando copiar o resto da Europa), agora através do teletrabalho e do comércio electrónico, o vosso país terá certamente um grande futuro. Mas façam-no, e não sonhem apenas com isso!"

Sem comentários: