"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

25.9.06

Jornadas do Património, Apresentação do Projecto para o Castelo de Trancoso

Decorreu hoje na Capela de Santa Luzia em Trancoso a apresentação do Projecto do Arquitecto Gonçalo Byrne sugerido para a requalificação do Castelo de Trancoso. Na Apresentação houve uma pequena resenha sobre a evolução do nucleo urbano dentro do perímetro histórico. Também foram apresentadas algumas fotografias da ultima intervenção no Castelo que se calcula ser pela década de 30 e 40.
A Valorização do espaço passa por alguns pontos que se passam a destacar: a acessibilidade, a valorização da Torre de Menagem nomeadamente o seu interior e o acesso a ela. A demolição do deposito de água que se encontra desactivado, o arranjo da zona da capela, a desactivação dos actuais sanitários, a construção de um posto de atendimento e o resguardo à cisterna do Castelo, entre outros pormenores.
Na Apresentação estiveram presentes, um representante do IPPAR, o Presidente da Câmara de Trancoso, e o autor do projecto o arquitecto Gonçalo Byrne. Também tiveram presentes outras pessoas de relevo do município de Trancoso, e outras que assistiram a este evento.
Acessibilidade:


Posto de Atendimento:



Vista Panoramica de todo o arranjo no castelo e acesso à Torre


Torre de Menagem , Interior,escadaria, plataformas e no cimo o miradouro virtual

No ponto de vista global e colocando uma opiniao mais pessoal, acho que este projecto vai ser umamais valia para o castelo de Trancoso na sua generalidade, gostei do pormenor do posto de atendimento, das acessibilidades tanto as de dentro como fora do castelo, do interior da torre com o miradouro, o interior da Torre penso ser o ponto mais fortalecido. Talvez estudasse melhor as escadas de acesso pois parece-me que tiram um pouco a fotogenia e o protagonismo da Torre de Menagem.

1 comentário:

Ricardo Guerra disse...

Caro Nuno Santos,

Antes demais quero dar-te os parabéns pelo site e blog, o qual consulto várias vezes para saber novidades de Trancoso e outras.

Aprecio muito este tipo de sites que servem para promover as nossas terras, pois muitas pessoas não se interessam por isso... isto no inicio, mas depois, dão valor e ajudam. E este site nota-se que é alvo de muito trabalho e bem feito.

Sou da área de turismo e tenho um gosto especial por patrimonio por isso considero Trancoso um exemplo a seguir em termos de preservação. Gosto muito de ir a essa bela localidade.

Em relação à conservação do castelo: primeiro é de louvar pois acho que deveria ser feita alguma coisa (alguns municipios já seguiram esse caminho) e considero um posto de atendimento essencial para informar os turistas. O acesso à Torre é que me parece demasiado arrujado, mas ficamos para ver.

Mais uma vez muitos parabéns e já agora se tiveres tempo, podes ver o site e blog da minha freguesia que também fala muito de património e de alguns exemplos de abandono do mesmo.
www.forninhos.com

cumprimentos,
ricardo guerra