"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

5.12.06

Trancoso Finicia – Fundo de Financiamento Regional a Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Trancoso



Foi ontem assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Trancoso, o IAPMEI, a AENEBeira, a Norgarante e o BES para a constituição de um fundo de financiamento regional a micro e pequenas empresas do Municipio de Trancoso.
Este fundo tem uma dotação inicial de 250.000 euros e prevê apoiar projectos a constituir ou já em curso num valor inferior a 45.000 euros por iniciativa.

O Vice Presidente do Municipio manifestou o seu entusiasmo na angariação de novos empreendedores enquanto o BES mostrou a sua disponibilidade para incremento do valor inicial deste fundo. A esta atitude do BES não é estranho o facto de o risco das operações estar coberto pela Norgarante.

1 comentário:

Anónimo disse...

É uma das opções que entendo que se podem tomar para fomentar o desenvolvimento empresarial e consequentemente económico de Trancoso e também da região... É uma medida para a qual já tinha chamado a atenção e que só peca por tardia (Em Maio de 2006 falei desta medida).
É uma excelente iniciativa, e penso que as questões fulcrais a nível operacional vão ser satisfeitas:

1º Cedência do capital a projectos atractivos e que se revelem a M/L prazo sustentáveis (Justifica-se aqui a importância da inclusão do IAPMEI nesta iniciativa, servindo para orientar e filtrar os projectos. Por outro lado, o BES também não estará interessado em investir em projectos inconsequentes e desvantajosos a M/L Prazo. A Norgarante também não assegurará projectos com elevado risco de insucesso)

2º Fiscalização e Controlo da aplicação do capital, ou seja, verificação se os fundos foram aplicados no projectos propostos (Com o actual sistema de cruzamento de dados, com a lição aprendida aquando do recebimento dos Fundos Comunitários e a entrada de uma seguradora e de um Banco de renome no projecto, acho muito difícil o capital ser aplicado em viaturas topo de gama, por exemplo).

Penso que o projecto tem pernas para andar, sendo que o resultado pode ser o aumento da competitividade e do emprego na região. A ver vamos! Pelo menos existe iniciativa! É que se nada for feito todos sabemos para que rumo caminhará a região interior do nosso país...

VS
Vasco Simões