"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

4.8.07

Quadro Estratégico para ’Dão, Lafões e Alto Paiva’

A Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), entidade promotora do desenvolvimento local, em estreita parceria com as forças vivas de cada território, delinearam, no Solar do Dão, em Viseu, a estratégia para o próximo período de programação 2007-2013,...

através da elaboração de estudo adequado sobre o espaço que congrega. (Viseu, Vila Nova de Paiva, Vouzela e Oliveira de Frades). Em relação às actividades a desenvolver durante os próximos sete anos, o presidente da Associação, Guilherme Almeida, disse que ADDLAP persegue a ‘promoção e o desenvolvimento rural integrado, dinamizando e valorizando a intermunicipalidade num espírito de cooperação regional’, sem esquecer o sector social, económico e cultural do território que integra.

Referiu que ‘actualmente já são visíveis alguns efeitos do trabalho das associações de Desenvolvimento Local, contrariando, entre outras acções, o défice demográfico e a valorização dos recursos naturais, recuperação de locais históricos, etc. Foram aprovados 152 projectos, de investimento em infra-estruturas, apoio a actividades produtivas e outras acções materiais e imateriais, entre muitos outros nos diversos vectores. Na prática, geriram-se cerca de 250 projectos com um investimento na ordem dos dez milhões de euros.

‘Neste momento de transição, em que se prepara o Quadro de Referência Estratégico Nacional – QREN, nomeadamente o Programa de Desenvolvimento Rural e também a organização administrativa do território, a ADDLAP, com a colaboração a SIP, definiu um plano para a sua área de intervenção, tendo estabelecido como prioridades estratégicas o crescimento sustentado, o desenvolvimento económico e a coesão social e territorial’, adiantou António Guilherme. Deste modo, ‘com base nestas prioridades, foi desenhada uma estratégia local e um plano de acções direccionado para o desenvolvimento local sustentado e para a melhoria da qualidade de vida nas regiões’, ‘com uma nova ambição e uma maior determinação’, frisou.

A ADDLAP quer, em suma, ‘privilegiar as parcerias entre o poder local e o poder central, entre os actores do sector público e privado, juntando vontades para combater as assimetrias, evitar a desertificação, dinamizar os nossos territórios, construir um Portugal mais justo, equilibrado e desenvolvido’. A estratégia a implementar está orientada para o desenvolvimento dos recursos humanos, valorização do território, inovação e competitividade regional, projecção e valorização ambiental, desenvolvimento das cidades e sistemas urbanos.

Fernando Martins (DRAPC), abordou aspectos relacionados com a nova orientação da PAC e as prioridades estratégicas nacionais, tudo em ordem à promoção da competitividade, apoiando projectos individuais, prestando apoios à florestação e obras de regadio, em ordem a uma gestão sustentada do espaço rural. A dinamização das zonas rurais e a promoção do conhecimento e desenvolvimento de competências, também constam nos diversos subprogramas. Os desafios para o futuro são a globalização, tendo presentes os factores económicos e as tecnologias, localização geográfica, estruturas urbanas e sociais, capacidade competitiva, etc.

in Notícias de Viseu, A.Rodrigues

Sem comentários: