"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

5.10.05

O Advento da Républica em Trancoso, em 1911...

Foi saudada vivamente em Trancoso, logo que se teve conhecimento, a implantação da República em Portugal. Foi assim festejado dia 6 de Outubro ( um dia após o evento), por então ser conhecida a notícia oficial da proclamação.
A 14 de Outubro tornava posse a nova vereação da Câmara, designada por Comissão Municipal Republicana, não tendo ocorrido qualquer alteração da ordem pública. Embora houvesse muitos monárquicos na antiga vila e concelho, apenas foram proferidos ataques verbais, anchos uns, amargurados outros, decerto proferindo mútuas iracúndias. Como afirmou João Chagas, a aceitação da República foi de tal ordem que se proclamou em Lisboa pelas armas e se fez no resto do País por telégrafo.
Como presidente da Câmara foi escolhido o Dr. Justino de Campos, enquanto Clementino Alves de Oliveira, o principal instigador concelhio dos ideais republicanos como José Ribeiro de Melo e Alexandre de Almeida Oliveira. Tinha causado espanto na época a adesão, dois anos antes, ao partido Republicano de D. João Almada, Conde de Tavarede por carta enviada ao Dr. José de Almeida.
Fonte: Breve Monografia de Trancoso ( Santos Costa)

Sem comentários: