"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

22.10.05

Piddac 2006 é um insulto às regiões do interior

O Plano de Investimentos e Despesas para o Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 2006 atribui ao distrito da Guarda 75 milhões de euros, menos 28 milhões do que recebeu este ano. A maior fatia destina-se às acessibilidades. Gouveia é o concelho que mais recebe. A Guarda como concelho mais populoso recebe pouco mais de 820 mil Euros bem atrás de Mêda, Pinhel, Gouveia e Seia. Trancoso fica-se por pouco mais de 300 mil euros.
Pode considerar-se o PIDDAC 2006 para todo o interior do País um autentico insulto, tornando vincado ainda mais as assimetrias existentes e a contribuindo para o êxodo do interior.
Além das quantias ridículas que alguns concelhos vao receber, os erros são bem patentes pois dentro do PIDDAC da Guarda estavam incluidas verbas para projectos de Albufeira, Figueira da Foz e Lamego. Numa altura que o governo fala em choques tecnológicos através deste plano de investimentos dá um autentico tiro no pé. No distrito de Bragança alguns concelhos vão receber menos de 60 mil euros o que basicamente não dava para pavimentar quase um passeio pedonal.
È caso para dizer " Mudam-se os governos, mantêem-se as vontades...".

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é meus amigos, enquanto algumas regiões, (enquanto regiões e com estatuto para tal, como as regiões autónomas da Madeira e dos Açores), onde a crise ainda não chegou por falta de dinheiro; basta ver as obras e Scuts construídas sem portagens, rotundas com fontes mirabulantes, marinas em quase tudo o que é vila, (não são portos, são mesmo marinas), vivendas térreas a custos controlados (para pobresinhos), etc..etc... Só o interior não consegue fixar populações pois as condições e qualidade de vida são cada vez menos apelativas e piores, tornando aí a vida quase de pioneiro, já que são fechados hospitais e centros de saúde, escolas, correios, industrias e comercio.
Depois não digam os nossos governantes e alguns deles assiduos beijadores de aneis de Bispos, que envelhece a população e a gente nova não quer ter filhos!! porque será, cabecinhas pensadoras??