"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

9.12.10

Portugueses elegem políticos como "os mais corruptos"

Mais de 80% dos portugueses considera que o país está mais corrupto desde 2007, sendo a classe política quem lidera a lista dos menos honestos. São dados divulgados hoje, por ocasião do Dia Mundial Contra a Corrupção, que sugerem que o Mundo está mais corrupto do que há três anos.

Sete em cada dez portugueses consideram que o Governo é ineficaz na luta contra o problema. Uma percepção que espelha o sentimento a nível global.

O estudo sobre a "pequena corrupção", realizado pela ONG Transparency International, com sede na Alemanha, divulga várias sondagens feitas a mais de 90 mil pessoas em 86 países e territórios.

A organização coloca o Afeganistão, a Nigéria, o Iraque e a Índia na categoria dos mais corruptos, seguidos da China, Rússia e vários países do Médio Oriente.

Os partidos políticos são vistos como as instituições mais corruptas, com 80% dos "votos", e 50% dos inquiridos acreditam que os seus governos são incompetentes na resolução do problema.

As instituições religiosas subiram alguns lugares na lista - em 2004, 28% dos inquiridos considerava-as corruptas, um número que este ano subiu para 53%.

Uma em cada quatro pessoas em todo o Mundo admite ter pago um suborno, no último ano. A polícia é o "recipiente" mais comum.

Cerca de 29% dos subornos foram pagos à polícia, outros 20% às conservatórias e 14% aos serviços judiciários.

A população do Camboja e da Libéria foi quem mais admitiu ter pago subornos, com 84% e 89% respectivamente. Já os holandeses, reportaram 0% de subornos.

in SIC

Sem comentários: