
Não sendo um entusiasta do Ranking Escolas, porque compara as escolas sem cuidar das condições materiais de cada uma, não quis deixar de publicar o honroso segundo lugar distrital da nossa Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra.
Entre outras coisas, este resultado desmistifica a ideia de que só as capitais de distrito têm boas condições de ensino. Aliás, o primeiro lugar distrital foi para a Escola Secundária de Gouveia, sendo a melhor classificação distrital para uma escola da cidade da Guarda o 3º lugar (ES Afonso de Albuquerque).
No que respeita a colégios, o Externato de Nossa Senhora de Fátima (Manteigas) ficou entre as 6 piores classificações do distrito (e as setenta piores do país pelo terceiro ano consecutivo), com a agravante de classificar os seus alunos com notas em média superiores em 5 valores, quando confrontadas com o exames nacionais dos mesmos alunos.
Por outro lado, em termos nacionais a Escola Trancosense ocupa o 190º lugar, entre 600 estabelecimentos de ensino, o que representa que esta escola está no primeiro terço da tabela. Menos animadora nesta escola é a classificação dos alunos, com uma sobreavaliação em 3 valores face aos resultados dos exames nacionais. Tal significa que um aluno com média inferior a 13 valores nas classificações escolares não conseguirá obter melhor classificação média nos exames nacionais do que 9 valores. O que representa que apesar de uma nota escolar de 12 valores (por exemplo), este aluno não atingiu os objectivos mínimos propostos.
A terminar, felicito pessoalmente a equipa directiva da escola, que em dois anos lectivos subiu 300 posições a nível nacional. Desconheço as medidas tomadas mas duvido muito que tal seja fruto do acaso.
Fonte: Expresso