"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

21.7.07

PNSE mais pequeno


Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) está mais pequeno. A área protegida mais antiga do país perdeu 12 mil hectares de forma a ajustar os seus limites aos do sítio "Serra da Estrela", integrado na Rede Natura 2000. No entanto, a par desta desclassificação foram integrados 1300 hectares nas freguesias de Sarzedo (Covilhã) e Famalicão da Serra (Guarda).

Esta redução de área, agora de 90 mil 360 hectares, foi ratificada no último Conselho de Ministros, que aprovou o respectivo decreto regulamentar. "Estes ajustamentos, de ordem exclusivamente técnica e científica, são de modo a conferir uma maior coerência em termos de conservação da natureza e de gestão da área protegida, como a introdução de habitats importantes no parque natural e a eliminação de áreas sem interesse em termos de valores naturais", explicou o Governo. As áreas excluídas são consideradas de transição e situam-se nas zonas baixas dos concelhos de Seia e Gouveia, além de uma parcela perto de Unhais da Serra (Covilhã). A sua inclusão no PNSE já não se justifica, dada a sua "degradação e ausência de valores naturais assinaláveis".

Quem já se manifestou contra esta redução foi a Quercus e a Associação de Amigos da Serra da Estrela (ASE), por considerarem haver interesses imobiliários em jogo. Actualmente, o PNSE ocupa 101 mil 060 hectares nos concelhos da Guarda, Celorico da Beira, Covilhã, Seia, Gouveia e Manteigas

in Rádio Elmo

Sem comentários: