"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

18.7.07

Olhar o dólmen de Carapito

A primeira “Caminhada na natureza”, promovida pela Câmara de Aguiar da Beira, decorreu domingo, com “um olhar sobre o dólmen de Carapito”.
No passado domingo, pelas 10H00, decorreu a primeira das quatro “Caminhadas na Natureza” programadas para este ano de 2007 pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira.
Sabendo que a actividade física, praticada de uma forma regular, tem efeitos benéficos na saúde em geral, a autarquia pretende melhorar a oferta desportiva para toda a população, incentivando a população do concelho de Aguiar da Beira a adoptarem estilos de vida mais activos e, consequentemente, contribuir para o aumento das taxas de participação desportiva no concelho.
Para isso, está a promover um projecto que se intitula de “Caminhadas na Natureza” e consiste na realização de quatro percursos pedestres, abertos a toda a população com o objectivo de despertar a atenção da população para os benefícios do exercício físico, não só para o corpo mas também para a mente.
Neste último domingo, realizou–se a caminhada “Um olhar sobre o dólmen de Carapito”. O percurso pedestre iniciou–se no pelourinho de Carapito. Os caminhantes passaram por locais emblemáticos como o dólmen de Carapito, um dos maiores da Península Ibérica. Durante todo o trajecto foram ouvindo explicações e histórias dos locais emblemáticos, por Carlos Paixão.
Para todos os participantes das caminhadas que pretendam aderir existe também um concurso de fotografia. No final de todos os percursos pedestres irá realizar-se uma exposição das melhores fotografias e as vencedoras de cada caminhada vencem um fim-de--semana numa das casas de turismo do concelho de Aguiar da Beira (Casa dos Magistrados), Casa Terreiro de Santa Cruz), Casa das Camélias da Beira) e Casa Fonte da Lameira). O próximo percurso é uma Caminhada Nocturna no dia 25 Agosto.

Férias desportivas
chegaram ao fim
Entretanto, terminou na passada sexta-feira, com uma grande festa final, nas piscinas descobertas de Aguiar da Beira, as férias desportivas de 2007. Este projecto decorreu de 9 a 13 de Julho e destinou- -se a crianças dos 8 aos 16 anos do concelho de Aguiar da Beira.
Tiveram a oportunidade de praticar actividades desportivas muito divertidas, tais como: canoagem, equitação, mini-golf, rappel, slide, artes marciais, btt, râguebi, futebol, andebol, voleibol, basquetebol, ténis, natação, badmington, artes plásticas, filmes, etc.
No convívio final, fez-se a entrega dos certificados aos participantes e os pais tiveram a oportunidade de ver um vídeo das férias desportivas que mostrou todas as actividades que as crianças realizaram durante a semana.
A festa continuou com um bolo das férias desportivas e a noite prolongou-se com karaoke para todos aqueles que quiseram participar. A câmara municipal teve a colaboração de várias entidades: Escola EB2,3+S de Aguiar da Beira, Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, GNR, Inatel da Guarda, Escola EB2,3 Abraveses e Centro Hípico de Rio de Loba.

in Diário As Beiras

1 comentário:

Al Cardoso disse...

Sao de louvar estas caminhadas que nao so sao beneficas para a saude do homem cada vez mais sedentario como podem encentivar o gosto pela natureza e patrimonio. Esta portanto de parabens a autarquia de Aguiar!

Um abraco de amizade.