"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

29.9.05

Centenas em funeral de autarca de Vila Franca

Mais de 300 bombeiros e centenas de populares marcaram hoje presença no funeral do presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves, morto a tiro de caçadeira terça-feira de manhã.
Miguel Madeira, que além de presidente da Junta era também candidato ao mesmo cargo e comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves, foi atingido mortalmente por dois tiros de caçadeira quando retirava um conjunto de pedras de um parque de estacionamento público.
O presumível assassino, João Loureiro, conhecido também por "o Transmontano" por ser natural de Montalegre, teria colocado as pedras naquele parque de estacionamento, que reclamava como seu.
O incidente ocorreu ao princípio da manhã de terça-feira quando o autarca se fazia acompanhar de funcionários da Junta de Freguesia, um dos quais chegou a ser ameaçado pelo presumível homicida, que hoje ficou em prisão preventiva por decisão do Tribunal de Trancoso.
A mulher do suspeito, Amália Loureiro, que chegou a ser detida pela Polícia Judiciária da Guarda e GNR, ficou a aguardar do desenvolvimento do processo em liberdade, apesar de ser tida pelas entidades policiais como "autora moral" do crime ao incentivar o marido a disparar contra Miguel Madeira.
No funeral do autarca esteve o Secretário Geral do PSD, Miguel Macedo, que disse à Lusa lamentar a morte do presidente da Junta, que considerou "um autarca exemplar do PSD, com trabalho e dedicação à causa pública".
O secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, que representou o primeiro-ministro e o ministro da Administração Interna, prestou homenagem, na pessoa de Miguel Madeira, a "todos os autarcas que, em associação com as populações, criam desenvolvimento".
O governante lamentou as "circunstâncias infelizes e trágicas" em que ocorreu a morte do presidente da Junta de Vila Franca das Naves".
O vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Paulo Hortênsio, considerou Miguel Madeira como "um exemplo de autarca, de comandante dos Bombeiros, de dirigente da Federação de Bombeiros do Distrito, sempre pronto a ajudar".
Um forte dispositivo de segurança da GNR vigiou o funeral, no qual participaram centenas de pessoas que às 19:00 encheram a Igreja de Vila Franca das Naves, o terreiro fronteiro e as áreas anexas.
Entretanto a habitação onde residem o presumível homicida e a mulher está a ser guardada por forças da GNR.
Fonte: Portugal Diário

Sem comentários: