"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

28.9.05

O Crime...

O crime não teve motivações políticas, embora o período de campanha eleitoral que ontem começou possa ter precipitado os acontecimentos. Miguel Fernando Carvalho Madeira, de 36 anos, que se recandidatava ao cargo pelo PSD (era ainda comandante dos bombeiros locais) decidiu devolver à população 20 metros de um terreno – de lugares de estacionamento público – que estaria a ser indevidamente ocupado pelo homicida, João Castro Loureiro, de 67 anos, e a mulher, Amália Loureiro, detida por instigação ao crime. Ambos consideravam como ‘sua propriedade’ o terreno em frente sua à casa, no Bairro das Flores.“Vou tirar aquele lixo da rua antes das eleições”, garantiu o autarca, há uma semana ao seu amigo Manuel Carlos dos Santos. Prometeu o mesmo a outros populares, que lhe disseram que se não tomasse medidas não iriam votar.Foi aconselhado a fazer as obras apenas na presença da GNR. Mas Miguel Madeira decidiu avançar, pelas 09h00, sem protecção policial. Foi acompanhado de dois funcionários da autarquia para iniciar a remoção das pedras e vasos que o casal Loureiro tinha colocado no estacionamento em disputa.O homicida já sabia o que ia acontecer porque, como explicou Maria do Rosário, funcionária da autarquia, “há uns dez dias foi ao correio meter duas cartas registadas para que as pessoas limpassem aquilo, caso contrário a junta o faria”.Miguel Madeira pensava que iria finalmente resolver a querela com dez anos, mas foi ao encontro da morte. “O presidente chegou na sua carrinha e atrás, na retroescavadora, vinham os funcionários. João e a mulher começaram com ameaças. Ele disse mesmo que matava quem se atrevesse a tirar aquilo dali”, contou Armando Figueiredo, morador.De repente, como explicou aquela testemunha, o homicida saiu de casa com a caçadeira em direcção aos funcionários. “Um deles meteu-se à frente e o João disse-lhe: ‘a vós não, é àquele ladrão que mato’. A mulher incentivou-o: ‘mata-o já’ e ele matou-o”.Miguel Madeira estava dentro da sua carrinha e morreu no local ao ser atingido com dois tiros, um deles no coração. Depois, o homicida, ex-emigrante, refugiou-se em casa. Quando a GNR chegou estava barricado mas acabou por se entregar aos inspectores da PJ da Guarda pouco depois.
GNR IMPEDE TENTATIVAS DE VINGANÇA
“São riscos de uma decisão que deveria ter sido ponderada com o apoio das autoridades. De qualquer forma, numa população do interior, às vezes não se mede bem o perigo e, de um momento para o outro, podem acontecer situações destas”, considera Júlio Sarmento, presidente da Câmara de Trancoso. “Ainda hoje soube de que outro autarca terá sido ameaçado”, adiantou. Miguel Madeira era solteiro, terminava agora o segundo mandato e era recandidato pelo PSD. Era ainda comandante dos bombeiros voluntários locais, que criou em 1996. Miguel Madeira deixou também de luto a Associação de Futebol da Guarda, onde era dirigente. As autoridades estão a seguir com muita atenção o que se passa na freguesia, porque a população já ontem ameaçou matar o casal envolvido no homicídio e hoje os ânimos podem voltar a exaltar-se quando ambos forem presentes ao Tribunal de Trancoso.
REACÇÕES
JUSTIÇA
O líder do PSD, Marques Mendes, apelou para que “seja feita justiça”, lamentando o facto de o autarca ter morrido “no exercício das suas funções”.
HOMENAGEM
Os autarcas e candidatos do PSD às câmaras algarvias cumpriram ontem um minuto de silêncio em memória de Miguel Madeira.
CHOQUE
A presidente da Comissão Política Distrital do PSD da Guarda, Ana Manso, manifestou-se “chocada” com o crime.
HEDIONDO
O presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Júlio Sarmento, classificou o crime de “hediondo, que merece uma verdadeira punição”.
SUSPENSA
O PSD de Trancoso suspendeu a campanha eleitoral “em homenagem a um dos mais prestigiados autarcas do concelho”, justificou João Rodrigues, líder da concelhia.
Os dois detidos vão ser ouvidos, hoje, pelo Tribunal de Trancoso. O funeral está marcado para as 18 horas de hoje.
Fonte: Correio da Manhã/ Jornal de Noticias

Sem comentários: