"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

7.9.05

Rancho Folclorico de Trancoso

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso teve a sua origem em 1980 para abrilhantar as festas do santo casamenteiro "Santo António". E de tal forma se exibiu e o êxito foi tal , que o povo e as entidades da nossa terra tudo fizeram para a sua continuação. Mas Trancoso tem raízes folclóricas mais profundas, pois existem provas de que em 1911 havia um Rancho Folclórico que ainda sobrevivia em 1924 como "Rancho Folclórico de Trancoso" e em 1927 como "Rancho dos Pedrinhos". Depois o interregno foi maior.
Em 1975 teve uma experiência muito significativa como um Rancho que os estudantes do ano do propedêutico criaram para ocupar o seu tempo e que viria a ser o seu embrião do de 1980. Finalmente, mais tarde é o próprio Rancho a fundar a "Associação Cultural e Recreativa de Trancoso", onde se tem mantido inserido.
Os trajes , as danças e cantares do nosso rancho retractam a maneira de viver dos finais do século XIX , principio do século XX .
As danças e cantares do Rancho são resultado de muitas horas gastas por todo o concelho na recolha de um folclore genuíno , e tem sido rigorosa a escolha das danças e cantares. É muito diversificado o repertório , contemplando desde a "dança alta", que inclui todas as danças de amplos movimentos de braços e pernas e grandes voltas , ou seja , as danças do povo , das quais se destacam a "Ceifeira", a "Dobadeira", "A Lenha da Maciera", entre outras.
Assim como a "dança baixa", da qual fazem parte as danças palacianas e de corte , sem saltos , nem bruscos movimentos de corpo , de cerimoniosos gestos de braços e pernas e os pés mal se levantam do chão e como exemplo detas danças temos a "Palaciana", o "Meu Amor como Está como Passa", etc.
Na medida que o folclore constitui um dos mais curiosos e importantes aspectos da nossa cultura tradicional, não podemos deixar de conhecer, amar e cultivar as expressões mais típicas do povo a que pertencemos. E dentro do folclore o mais típico, são sem duvida as danças , os cantares e os trajes.
Dentro dos trajes e sempre acompanhados dos utensílios que lhes pertence, temos trajes como o da "leiteira", da "ceifeira", da "lavadeira", dos "pastores", do "homem da palhoça", dos "cavadores", do "cocheiro", da "criada de servir", dos "camponeses" , dos "lavradores abastados", dos "noivos", dos trajes de "festas e romarias" e ainda dos trajes dos "fidalgos", já que esta é região de casas apalaçadas.
k

Sem comentários: