"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

11.5.06

Museu do «design do tempo» abre portas

TRANCOSO:Vai ter mais de 200 relógios em exposição
Um museu dedicado ao “design do tempo” deverá abrir em finais de 2007 em Trancoso, exibindo mais de 200 relógios dos últimos quatro séculos, disse o arquitecto responsável pelo projecto encomendado pela câmara.
O projecto, de Emanuel Pimenta, vai ser apresentado a 18 de Maio, dia de abertura da primeira edição do encontro internacional de arte intitulado “O Espírito da Descoberta”, organizado pela Fundação para as Artes, Ciências e Tecnologias - Observatório.
Projectado para um terreno anexo ao Pavilhão Multiusos de Trancoso, o novo espaço museológico terá cerca de 1.500 metros quadrados de área construída e albergará “uma interessante colecção de relógios do século XVII aos dias de hoje”, adiantou o mesmo responsável. A colecção, com mais de duzentos exemplares, visa “mostrar como as pessoas têm mudado a sua forma de abordaro tempo ao longo dos séculos”, afirmou Emanuel Pimenta.
O espaço albergará também diferentes exposições, pequenos concertos musicais, uma colecção de gravações musicais, livros, audições, conferências e debates, sempre tendo a questão do tempo como elemento fundamental de reflexão”, acrescentou. Emanuel Pimenta adiantou, no entanto, que a colecção de relógios - iniciada na década de 1950 por Dimas de Melo Pimenta - será um dos “elementos essenciais do museu”.
Orçado em cerca de 1,5 milhões de euros, o museu do “design do tempo” vai ser criado pela Câmara Municipal de Trancoso, com o objectivo de “tornar a cidade num centro de arte, ciência, tecnologia e cultura”.

in Jornal O Primeiro de Janeiro de 11 de Maio de 2006

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais u elefante branco do sr. Sarmento, o ego dele não tem limites

Pituxa