"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

3.3.07

Oito escolas participaram na fase distrital do “Parlamento dos Jovens”

Alunos de Manteigas e Trancoso representam o Distrito na sessão nacional

Quatro alunos da Escola Secundária c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra (Trancoso) e do Externato Nª Srª de Fátima (Manteigas) vão representar o Distrito da Guarda na sessão nacional do programa “Parlamento dos Jovens”, a realizar em Lisboa, na Assembleia da República, nos dias 23 e 24 de Abril.
Os estudantes foram eleitos na sessão distrital do programa, realizada na segunda-feira, 26 de Fevereiro, na Sala de Sessões da Assembleia Municipal da Guarda, numa iniciativa da Assembleia da República, do Instituto Português da Juventude e do Ministério da Educação.
Participaram na fase distrital oitenta alunos de oito escolas do Distrito da Guarda: Escola Secundária c/3º Ciclo EB de Figueira de Castelo Rodrigo; EB 2,3/Sec. Dr. Casimiro Matias – Almeida; Escola Secundária c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra - Trancoso; Escola Profissional de Trancoso; Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Ldª.; Escola Secundária de Gouveia; Externato Nª Srª de Fátima – Manteigas e Escola Secundária c/3º Ciclo da Sé – Guarda.
Segundo o Delegado Regional do Instituto Português da Juventude, António Manuel Batista, com este programa propõe-se aos jovens do ensino secundário, neste ano lectivo, que debatam nas suas escolas o tema “Insucesso e abandono escolar”.
A iniciativa constou da discussão das propostas apresentadas pelas escolas participantes, propondo-se aos jovens que elaborassem um Projecto de Recomendação “em que proponham ao Parlamento, a adopção de medidas que considerem relevantes para superar este problema”.
A sessão distrital teve dois momentos. No “Período de Antes da Ordem do Dia” os alunos escutaram o deputado Fernando Cabral que explicou o modelo de funcionamento da Assembleia da República e no “Período da Ordem do Dia”, apresentaram as várias propostas, elaboraram um documento final e elegeram os quatro alunos que vão representar a Guarda na sessão nacional.
Segundo António Manuel Batista, durante o período de discussão e votação foi aprovada a proposta apresentada pelos alunos da Escola Secundária da Sé, que foi sujeita “a aditamentos e algumas alterações que os «deputados» das outras escolas acharam por bem fazer”.
Para o mesmo responsável, esta iniciativa assume uma grande importância na formação cívica dos jovens, uma vez que permite elucidá-los sobre o funcionamento “das instituições políticas que nos governam”.
Credibilizar a política junto das crianças e jovens e evitar o “distanciamento, traduzido muitas vezes nas taxas de abstenção ao longo de várias eleições”, são outros dos objectivos da acção de âmbito nacional.

in Jornal A Guarda

Sem comentários: