"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

12.7.06

Sugestões de Leitura - 1

A rubrica "Sugestões de Leitura", desenvolvida por Rui Santana e Emílio Agusto na Bandarra FM, já chegava todos os internautas através da audição da mesma rádio na WWW. Este programa passa de segunda a sexta, pelas 11.35 e pelas 17.35, e ao sábado às 10.30 na rádio Bandarra.

A partir de hoje as sugestões estarão também presentes neste blog. Esperemos que estas sejam do vosso agrado. Gostaria de lembrar que todos os livros aqui abordados estão disponíveis na biblioteca do Centro Cultural de Trancoso.


Francisco José Viegas. Um céu demasiado azul. Porto: Edições Asa, 2000.

Esta obra faz da intriga policial pretexto para reflexões sobre a vivência do tempo, a partilha dos pequenos prazeres e as relações humanas, com destaque para a amizade mantida entre os dois protagonistas.
João Alves Lopes é encontrado morto no porta-malas de seu próprio carro depois de voltar de uma viagem ao México e a Cuba. As investigações apontam para uma "stripper", Amélia Lobo Correia, que esconde um passado misterioso. Em uma história de coincidências e azares, Jaime Ramos e Filipe Castanheira, a dupla de investigadores responsável pelo caso, encontram, além do autor desse homicídio, sinais de solidão e abandono que perseguem até os mais bem-sucedidos.


Espero que gostem, façam as vossos cometários, porque aumentar os níveis de literacia do nosso concelho e de Portugal é fulcral para o seu desenvolvimento.

4 comentários:

Sofia Filo disse...

Caros amigos. Escolham por favor escritores de mérito. FJV só pública porque hoje em dia todas as pessoas que o querem podem fazê-lo. Infelizmente já não existe triagem de escritores como antigamente.
Se me falarem de Virgílio Ferreira, Fernando Assis Pacheco, Jorge de Sena ou Fernando Campos, neste caso já nos entendemos.
Falar de FJV e como falar de Margarida Rebelo Pinto.

Frederico disse...

Cara Sofia,
"Sugestões de leitura" é um projecto do Centro Cultural de Trancoso que se destina a introduzir a camada mais jovem nos "circuitos" da leitura.

Quero com isto dizer que este projecto não visa sugerir leituras a licenciados, que são uma minoria na região.

Um abraço

trancman disse...

Talvez não saiba, mas a literatura é como o futebol, há escritores e clubes para todos os gostos. Todavia respeito o seu ponto de vista.
Gostava de lhe lembrar que Francisco José Viegas escreveu o livro "Longe de Manaus", que caso não saiba um dos melhores livros portugueses publicados em 2005 e aclamdo e reconhecido por críticos e escritores.
A escolha não foi fortuita, pois este senhor tem as suas origens em V.N. Foz Côa. Chame-lhe escolha caseira... eu chamo-lhe uma leitura de qualidade. Não é um Cardoso Pires, mas quem é que hoje em dia o lê ou o seu fantástico Delfim? Muitos poucos, lamentavelmente.
Se a literacia aumentar com este tipo de leituras, o meu papel como responsável pela literacia neste concelho está alcançado.

Saudações literárias

Trancman

al cardoso disse...

De facto cada eu e livre de escolher os livros e leitores de que gosta, eu pessoalmente gosto de ler o Francisco, e ate e do nosso distrito.

Saudacoes fornenses.