"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

17.7.06

Vitória para a Economia Portuguesa

Durante a viagem que o Presidente da República efectuou de comboio para o Algarve, revelou que não fazia sentido o investimento no TGV quando a velocidade a que se deslocava no Alfa era de 200 Km/h.

Apesar desta afirmação ser "banal", já era tempo de um responsável afirmar que o país não tem condições económicas para investir 1000 milhões de contos para encurtar a distância Lisboa-Porto para 2h30min., quando de avião essa distância é percorrida em 30 minutos.

Por outras palavras, não faz sentido pedir a cada português 500 euros (sendo que muitos não têm e os que têm muito não pagam) para que Lisboa encurte 30 minutos na sua deslocação ferroviária para a cidade do Porto, quando existem alternativas muitissimo mais rápidas.

Foto: Alfa Pendular em Portugal

7 comentários:

Anónimo disse...

Utilize-se metade desse dinheiro para incentivar as empresas a deslocarem-se para o interior.
O restante deve servir para permitir baixar os impostos pagos pelas pme.
Se o pm quiser persistir nesta loucura, aumente os impostos cobrados aos bancos, e em 6 anos teremos o dinheiro necessario.
Mas para isso e preciso ter tomat....s.

Anónimo disse...

Pois é!
Como Portugal é um país abastado em todo o tipo de recursos e como a nossa economia é uma das mais competitivas e poderosas no contexto Europeu e até Mundial, para que seja necessário encurtar as viagens de negócios em 30 min. (Tempo é € meus amigos!), vai ser construída a ligação TGV entre as duas maiores cidades nacionais. Justifica-se plenamente, visto que não são necessários investimentos noutras áreas:
* O nosso país apresenta serviços de saúde excepcionais (até nos damos ao luxo de contratar médicos e enfermeiros Espanhois)
* Temos Universidades de Medicina em quantidade mais do que suficiente.
* Apostamos grandemente em R&D em novas áreas como a Biotecnologia por exemplo.
* Somos também um país que tem meios de sobra e eficientes para combate a incêndios florestais.
* Temos um país onde todas as áreas com potencial turístico estão muitíssimo bem exploradas (A Costa da Caparica tem um potencial fantástico e está "excelentemente" bem explorada,... se fosse em Espanha...)
* Temos património muitíssimo bem conservado (O castelo de Marialva por exemplo está todo recuperado...até tem lá uma pousada e tudo...)
* Todo o país tem o mesmo nível de riqueza e desenvolvimento, portanto não é necessário apostar em regiões mais carenciadas...
* E ainda há muito mais situações onde estamos excepcionalmente bem...
Enfim,como somos um país que tem tudo isto, é indispensável investir no TGV! E na Ota!
Meus amigos... quando até um dos maiores economistas Portugueses (que até é o nosso PR)não concorda, não preciso de dizer muito mais. E não é que goste muito dele! A verdade é que também o nosso PR deixou a sua marca com um CCB! O nosso actual Primeiro Ministro quer deixar também a sua marca. Não está mal! Afinal outros também as deixaram...
Falando concretamente: uma ligação Lisboa - Madrid, concordo a 100%, pois aproximava a nossa capital à Europa... agora Lisboa - Porto?! Quando nem sequer se tira partido a 100% do Alfa - Pendular, pois apesar de poder atingir 220 kms/h de velocidade máxima só se pode deslocar a 160 kms/h devido ao traçado da via férrea... Eu já nem digo que é um escandalo, porque já vi muitas coisas e muitas decisões "chauvinistas" da nossa classe política, mas... é só pensar um pouquinho...este dinheiro não seria melhor aplicado em outras situações?! Pelo menos o da ligação Lisboa - Porto (o da ligação Porto - Vigo recuso-me a comentar...). A ligação Lisboa - Madrid concordo a 100%... as outras penso que são um erro... mas pronto! Vamos ter TGV! Podemos ir de Lisboa ao Porto em menos 30 minutos! Digam lá se não é bom?!

Vasco Simões
VS

Anónimo disse...

A unica vantagem que vejo neste porcaria, sera o de comprar o passe ir arranjar emprego em Madrid.
Vai ser um figo para os espanhois entrarem por Portugal dentro.

Al Cardoso disse...

Depois de se ter modernizado a linha do Norte, construir uma outra paralela para poupar 30 minutos de viajem, so num pais como Portugal.
Sera que os governantes portugueses sabem que a Irlanda que tanto evoluiu economicamente, nao tem as Autoestradas que nos temos e nao pensa em TGVs?
Se calhar os "patos bravos" queria dizer os excelentissimos empreiteiros de construcao civil nao tem ai tantos tentaculos.

Um abraco de Fornos

Quico disse...

Caro Senhor,
A diferença é que na Irlanda os Patos Bravos não mandam noS governoS.

Não sei se me entende!?

Anónimo disse...

Era bem mais importante o pendular ir até albufeira. Lá há sol para os nossos valorosos deuptados. Bahhh
Invistam no educação, formação-profissional, , cultura e inovação. Na Irlanda eles não têm este sol, logo não sabem o que é bom, reparem a cerveja deles é preta... isto diz tudo. A nossa é loira como as mulheres deles.

Chico Zé

Frederico Lucas disse...

:-D

Apareças com o nick que apareceres...