No Distrito da Guarda foram contempladas com Bandeira Verde a EB 2,3 de Manteigas, o Externato Nossa Senhora de Fátima, também em Manteigas, e a Escola Secundária com 3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra, de Trancoso.
Destinado, preferencialmente, às escolas do ensino básico, o programa
Eco-Escolas pretende encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, bem como estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano. Tendo como temas-base a água, resíduos, energias e ainda áreas complementares, como a biodiversidade da agricultura biológica, espaços exteriores, ruído e transportes, as escolas que pretendem ser reconhecidas com a Bandeira Verde devem realizar actividades no âmbito destas matérias.A Associação Bandeira Azul galardoou este ano 356 escolas do ensino básico com a bandeira verde, que simboliza o reconhecimento na área da educação ambiental seguindo a metodologia do programa europeu Eco-Escolas. «Este ano foram galardoadas mais 38 escolas do que no ano passado», afirmou Margarida Gomes, responsável pelo programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul. «As escolas têm, por exemplo, de reduzir os consumos de água ou electricidade, arranjar os espaços no exterior e promover colóquios ou exposições sobre várias questões ambientais», adiantou. O Programa começou há 10 anos e conta actualmente com o envolvimento de 45 por cento dos municípios portugueses. «Além de Portugal, o Programa Eco-Escolas existe em 30 outros países europeus. As escolas portuguesas já estão acima da média europeia, em termos de número de galardões», afirmou aquela responsável.
.
In " Porta da Estrela "
1 comentário:
Ora aqui esta uma iniciativa que e de louvar, pois o ensino ambiental e ecologico deve (ou deveria) figurar no programa escolar das nossas criancas.
Como se dizia no meu tempo: "de pequenino e que se torce o pepino".
Os meus parabens para Trancoso e sua escola.
Enviar um comentário