"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

10.10.06

Bandeira Verde para escola Gonçalo Anes Bandarra

No Distrito da Guarda foram contempladas com Bandeira Verde a EB 2,3 de Manteigas, o Externato Nossa Senhora de Fátima, também em Manteigas, e a Escola Secundária com 3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra, de Trancoso.
Destinado, preferencialmente, às escolas do ensino básico, o programa Eco-Escolas pretende encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, bem como estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano. Tendo como temas-base a água, resíduos, energias e ainda áreas complementares, como a biodiversidade da agricultura biológica, espaços exteriores, ruído e transportes, as escolas que pretendem ser reconhecidas com a Bandeira Verde devem realizar actividades no âmbito destas matérias.A Associação Bandeira Azul galardoou este ano 356 escolas do ensino básico com a bandeira verde, que simboliza o reconhecimento na área da educação ambiental seguindo a metodologia do programa europeu Eco-Escolas. «Este ano foram galardoadas mais 38 escolas do que no ano passado», afirmou Margarida Gomes, responsável pelo programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul. «As escolas têm, por exemplo, de reduzir os consumos de água ou electricidade, arranjar os espaços no exterior e promover colóquios ou exposições sobre várias questões ambientais», adiantou. O Programa começou há 10 anos e conta actualmente com o envolvimento de 45 por cento dos municípios portugueses. «Além de Portugal, o Programa Eco-Escolas existe em 30 outros países europeus. As escolas portuguesas já estão acima da média europeia, em termos de número de galardões», afirmou aquela responsável.
.
In " Porta da Estrela "

1 comentário:

Al Cardoso disse...

Ora aqui esta uma iniciativa que e de louvar, pois o ensino ambiental e ecologico deve (ou deveria) figurar no programa escolar das nossas criancas.
Como se dizia no meu tempo: "de pequenino e que se torce o pepino".

Os meus parabens para Trancoso e sua escola.