"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

18.10.06

A Sequoia do Parque Municipal de Trancoso

A sequóia pertence à espécie Sequoia sempervirens (D. Don) Endl., família Cupressaceae (alguns autores podem ainda classificá-la na família das Taxodiaceae, que entretanto, foi substancialmente alterada, após novos dados filogenéticos) . É uma conífera nativa da América do Norte, especialmente no lado oeste dos Estados Unidos.
Sem dúvida, o grande destaque para esta espécie se deve ao seu porte. Uma sequóia pode viver por milênios, e ao final deste tempo ultrapassar os 100 metros de altura, e algumas dezenas de circunferência à altura do peito. Alguns indivíduos nos Estados Unidos possuem troncos de cor avermelhada, tão robustos que pôde-se escavar túneis para a passagem de carros em suas bases. Outra característica da espécie, além do porte, é o tamanho relativamente curto de seus ramos laterais, concentrados na região apical da árvore, e as folhas estreitas distribuídas disticamente no ápice dos ramos.
No Parque Municipal de Trancoso existem algumas espécies de Sequoias a Sequoia verde e a Gigante , A Sequoia Gigante é aquela arvore que fica logo a seguir à entrada principal do parque no lado direito e que se assemelha à figura.

1 comentário:

Al Cardoso disse...

Gostei da descricao do que me parece ser uma pessoa com formacao na area da botanica.

La foi varias vezes a Trancoso, mas quando voltar prestarei mais atencao, embora os meus gostos tenham muito mais a ver com pedras.

Um abraco fornense.