"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

10.10.06

A Serra do Pisco ou do Almançor

A Serra do Pisco ou do Almançor é uma serra portuguesa com 989 metros de altura, situada a Oeste de Trancoso e a Sudeste de Aguiar da Beira. O seu ponto mais alto está situado entre o limite Este da freguesia do Carapito, e o limite Oeste da freguesia Santa Maria (Trancoso). Em 1910 aquando a passagem do cometa tendo havido moradores de Trancoso e Venda do Cepo que julgando ser chegada a hora do Juízo Final abandonaram as casas e refugiaram-se na serra do Pisco, com receio de um terramoto. A Serra do Pisco a titulo de curiosidade é das serras com maior altitude da zona conseguindo mesmo ultrapassar a Serra da Marofa ( 977m). A Serra do Pisco no seu cume tem um dos raros vertices geodésicos em forma de pirâmide, tem também uma torre de vigilancia aos fogos florestais que quase coabitam com antenas de comunicações móveis. A Serra do Pisco convida a um passeio pedestre a ver as suas vistas diz a lenda que de lá se vê a praça de Almeida, assim como outras paisagens interessantes.
.
A Serra do Pisco Convida o Visitante a...
Ler a natureza, escutar a serra
Saborear a vida....

2 comentários:

Al Cardoso disse...

E mesmo ali ao lado, ficam o Casal do Monte e Queiriz, ja no concelho de Fornos.
A Beira, e na sua granitica grandiosidade, bela e com recantos esquecidos e quase intocaveis, que se descobrem com muito prazer.
Todos nunca seremos muitos para divulga-la.

Um abraco fornense.

Anónimo disse...

Devido´à extinção do concelho do Casal do Monte, grande parte dos terrenos privados nesta serra do lado poente, são pertença de pessoas desta localidade,logo, um grande extensão desta serra faz parte do concelho de Fornos de Algodres.O limite deste concelho distm apenas 6Km da vila histórica de Trancosos.A serra pertence a 3 concelhos e não a 2