"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

19.1.07

Municípios vão usar biomassa para aquecimento


A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) vai lançar uma rede de aproveitamento de biomassa, cuja actividade vai arrancar em Março. Com a designação de "BioRural", a rede vai dispor de viaturas equipadas com máquinas para recolher, desfragmentar e compactar madeira e outros tipos de biomassa.
O resultado final serão blocos prontos a usar pelas autarquias, “por exemplo, para alimentar as caldeiras de aquecimento nas escolas”, refere. “A rede vai permitir limpar as florestas e dar às autarquias uma factura energética mais eficiente”, sublinha José Manuel Biscaia, líder da AMCB - e que preside à Câmara de Manteigas.
As máquinas vão circular pelos municípios de acordo com um calendário a definir e vão parar em pontos específicos para receber os resíduos de produtores florestais, agricultores ou outros residentes. "O equipamento está ajudicado e acredito que no final de Março podemos começar a recolher biomassa e a produzir blocos, até porque, a partir dessa altura, há mais sapadores no terreno", acrescenta.

CALDEIRAS VÃO FUNCIONAR NO PRÓXIMO INVERNO
A rede "Bio Rural" prevê também a entrega de 13 caldeiras a biomassa, uma para cada um dos municípios associados, para que possam efectuar experiências piloto em escolas ou noutros locais, já no próximo Inverno. "Aliás, há municípios que já expressaram o desejo de adquirir caldeiras de maior dimensão, pagando mais por isso, porque pretendem avançar já para o aquecimento de espaços maiores, como é o caso de piscinas municipais", explica José Manuel Biscaia.
A rede “Biorural” está incluída no plano de actividades da AMCB desde o último ano e faz parte também do plano para 2007. Está orçado em cerca de cinco milhões de euros, 75 por cento dos quais comparticipados por verbas comunitárias (Fundo Social Europeu e FEDER).
A AMCB conta ainda no projecto com entidades parceiras em Espanha (Serra de Gata) e Bulgária (Bellovo). Fazem parte da AMCB os concelhos de Fundão, Belmonte, Penamacor, Sabugal, Guarda, Almeida, Pinhel, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Trancoso, Meda, Figueira de Castelo Rodrigo e Manteigas.

in Diário XXI

1 comentário:

Al Cardoso disse...

Finalmente comecam a ver-se algumas ideias muito praticas, que nao so vao resolver o problema da limpeza das areas florestais, como ainda vao gerar contrapartidas energeticas e ambientais.
Faco sinceros votos, que o meu e o seu municipio estejam na linha da frente destes projectos!!!

Um abraco fornense.