"Se pensas que és pequeno para fazer a diferença... tenta dormir num quarto fechado com um mosquito."
Provérbio africano, no editorial da revista "Recicla"

27.10.06

Trancoso visitado este ano por mais de 22 mil turistas

Mais de 22 mil pessoas visitaram este ano a vila medieval de Trancoso. Segundo fonte do posto de turismo local, entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro, esta localidade do distrito da Guarda recebeu 22.064 turistas e 2780 visitas guiadas.Os números apurados em relação aos primeiros nove meses de 2006 já ultrapassam os valores registados em 2005, ano em que o posto de turismo foi procurado por 20.877 turistas, portugueses e estrangeiros, e promoveu visitas guiadas pelos diversos locais de interesse histórico.A vila medieval - que em 9 de Dezembro de 2004 foi elevada à categoria de cidade - tem muitos motivos que merecem uma visita obrigatória. No mapa alusivo ao centro histórico de Trancoso, que é entregue a todos os que se dirigem ao posto de turismo, aparecem sinalizados 23 locais de interesse, com especial destaque para o castelo e as muralhas, classificados como monumento nacional. A fortaleza que cerca o centro histórico é anterior à nacionalidade, mas foi reforçada por D. Dinis com sete torres amuralhadas.A terra escolhida para palco do casamento de D. Dinis com D. Isabel de Aragão, em 1282, tem monumentos como as Portas d"El Rei, que ostentam o escudo da cidade, o pelourinho de estilo manuelino e as igrejas de Nossa Senhora da Festa (finais do século XII), Santa Maria de Guimarães (século XVIII), São Pedro (século XV I), do Convento de Santo António (fazia parte de um convento já desaparecido) e da Misericórdia (construída entre 1742 e 1792).Fazem igualmente parte do espólio as capelas de Santa Eufemea, São Bartolomeu, do Senhor da Calçada (estilo barroco, datada de 1770) e de Santa Luzia (século XII).A riqueza patrimonial de Trancoso inclui ainda o actual edifício dos paços do concelho, a Casa do Gato Preto (de origem judaica, exibe na fachada um Leão de Judá esculpido em alto-relevo) e o Palácio Ducal (antigo palacete que pertenceu à duquesa de Pozen, filha do príncipe Venceslau Gorawsky, herdeiro do trono da Polónia).
.
O presidente da Câmara de Trancoso, Júlio Sarmento, congratulou-se com a realização do encontro anual do Tribunal Europeu do Ambiente no seu município. "É um acontecimento marcante do ponto de vista nacional e internacional, que projecta Trancoso a nível mundial", pelo facto de reunir participantes de várias partes do globo, disse o autarca. "Estou convencido que estes encontros, depois de se institucionalizarem no tempo, vão transformar Trancoso numa pequena Davos [cidade suíça] à escala do nosso país", considerou Júlio Sarmento.O encontro internacional é organizado pela Câmara de Trancoso e pela Fundação para as Artes, Ciências e Tecnologias - Observatório, dirigida pelo arquitecto e compositor Emanuel Dimas Pimenta.
.
Texto: Jornal Publico, Foto: Blog Medieval

7 comentários:

Anónimo disse...

E Falta-lhe tar a berto a outros horarios...

Anónimo disse...

E foi feita uma base de dados destes mesmos turistas???

Anónimo disse...

E para quando uma oferta de roteiro turistico eplo concelho e mesmo concertada c outros com cabeça, tronco e membros!!

Anónimo disse...

Nao se congratulem com as visitas, pois poucas delas se devem ao que as entidades de Trancoso fazem pelo turismo! Com a posicao central de Trancoso e com o patrimonio que existe...falta fazer tanto...ta tao pouco feito!

Anónimo disse...

Oizzz!
Este último comentário do anónimo é pertinente! Ok...o nº de visitantes aumentou, segundo dados da delegação de Turismo de Trancoso... e apesar do bom trabalho desenvolvido nos últimos anos pela autarquia, neste âmbito, realmente ainda faltam fazer algumas coisas. E eu começo por apontar algumas ideias:
* Renovar o parque municipal (um património botânico de tal envergadura deveria ser melhor aproveitado e divulgado. Uma ideia é a criação de um circuito de manutenção e de um parque infantil, ambos em condições).
* Barragem da Teja está sub-aproveitada. Falou-se há tempos num parque de campismo...
* Património geralmente "fechado"! As igrejas geralmente estão fechadas, e durante o dia é incompreensível.
* Reconstrução da torre do castelo (parece que já ouvi falar nisso).
* Incentivar algumas tascas e restaurante do centro da cidade a incluírem na sua oferta produtos típicos da região, bem como decoração típica. Os turistas gostam!
* Preservar a muralha (está cheia de ervas). Metam os olhos na muralha de Ávila por ex!
* Recuperação de algum património que se encontra degradado (o antigo posto dos correios é um exemplo).
* Criação de WC Publico no largo da feira! É uma VERGONHA para a cidade ver aquela fonte lindíssima cheia de M****! E a culpa aqui é 100% da câmara. Qualquer turista que visite a cidade fica com má impressão!
* Aquela estrada esburacada junto ao Hotel causa má impressão ao visitante.
* Dar maior ênfase ao sincelo. É um fenómeno de uma beleza extrema, muito raro noutros locais e em Trancoso todos os anos se regista.
* Apostar ainda mais nos percursos pedestres e de BTT, não apenas na cidade mas em todo a região.
* Nascente do Távora! Porque não dinamizar a zona? Praia Fluvial, parque de merendas, bar...a nascente do Alviela é um exemplo! Rapoula do Côa no concelho do Sabugal é outro exemplo! Aliás... onde fica a nascente?!É que não existe indicação em lado nenhum!

Estas são apenas algumas ideias que contribuiram certamente para o bem estar não só dos trancosenses, mas também para quem visita a cidade e o concelho.
Desafio-vos a darem novas ideias e a criticar construtivamente as minhas!

1 Abraço a todos!
VS :)

Anónimo disse...

Caro Vitor, (VS)

Agradeço desde já a sua mensagem e o facto de dinamizar este espaço com os seus interessantes comentários,coloco aqui assim minha opiniao relativamente ao seus pontos e questões levantadas no seu comentário.

O Parque Municipal de Trancoso Está classificados como Arvoredo de Interesse Público no Diário da República desde de 21 de Maio de 2004, tem sofrido algumas intervenções em passeios e até no tratamento das arvores, a questão de ter um circuito para treino coisa que já teve há alguns anos mas que estéticamente retira a atmosfera natural do parque. Hoje as pessoas estão muito comodistas, há muitas alternativas desportivas em Trancoso, clube de Futebol, basquetebol, piscina e grupo de BTT que cada vez mais tem mais participantes no concelho. Sugeria talvez uma solução da informação das espécies como teve ha anos com placas mas foram vandalizadas, no entanto talvez isso poderia ser uma sugestão para a Associação da protecção da Natureza Local.

A Barragem da Teja foi construida com o objectivo de colmatar a falta de água que em tempos existiu no concelho de Trancoso. Como se presume uma intervenção tem de ser muito cuidada e estudada pois não se vá colocar em causa a saúde publica. No entanto concordo talvez se podesse aproveitar mais o potencial da barragem.

As igrejas de São Pedro está geralmente aberta durante o dia até porque há celebrações liturgicas diáriamente, a de Santa Maria penso que sim está encerrada, naturalmente estes locais para estarem abertos terão de ter uma vigilancia continua. Estes locais são abertos a turistas, nas visitas turisticas elaboradas pelos técnicos de turismo.

A reconstrução da Torre de Castelo está iminente, o projecto foi apresentado pelo Arquitecto Byrne nas Jornadas do Património (ver mês no blog mês de setembro) a intervenção na Torre e aréa circundante. A muralha limpa é uma opiniao um pouco subjectiva, a decoração natural das plantas que ocupam os intervalos das pedras tornam o ambiente mais Medieval, na epoca medieval presumo que nao limpassem as plantas das muralhas.

A recuperação dos antigos Correios ( Palácio Ducal) apenas pode ser possivel com a vontade dos proprietarios, aquele edificio é propriedade privada, estava previsto um hotel, no entanto parece que já nao vai ser, espero que seja em alternantiva apresentado um projecto que no minimo valorize a aparência degradada daquele monumento.

Criação de um Wc na Feira
Actualmente existem dois pontos públicos de Wcs, um atrás do municipio e outro à entrada do Centro histórico de Trancoso, perto da AENEBEIRA, claro que não se pode ter um WC em cada esquina, muitas vezes esses problemas são derivados da falta de civismo das pessoas.

A estrada esburacada do Hotel, concordo que precisa efectivamente de um reparo nos buracos.

Dar maior destaque ao sincelo, o sincelo é um fenomeno micro-climático que tem uma beleza rara e que nas ultimas vezes até foi alvo de noticias nas tvs nacionais. No entanto como se sabe nem todos os anos aparece, a meterologia não é uma ciência exacta, é dificil prever amanha ou numa semana se vêm sincelo principalmente em micro-climas, umas vezes Trancoso acorda com sincelo de manhã e à tarde está um dia de chuva aonde não se ve qualquer vestigio de sincelo.

Percursos de BTT e pedestres abundam pelo nosso concelho, já existe um grupo de BTT em Trancoso dia 6 de Novembro devem reunir num passeio organizado mais de 200 participantes, alguns trajectos mais importantes estão sinalizados, outros ficam ao cuidado do espirito de aventura dos participantes.

O Rio Távora nasce no lugar designado vulgarmente por "sortes", é um conjunto de nascentes que nasce em terrenos particulares. tal como se faz nas autoestradas a maneira mais eficaz de sinalizar um rio é nas pontes, talvez fosse interessante no entanto é mais uma sugestão que faço à Associação de protecção de Natureza Local. Sugiro também uma placa identificativa na cegonha que nos visita anualmente com o nome da espécie e outras curiosidades.

Poderia-se alongar mais ainda o texto, caso me tenha enganado em alguma coisa por favor corrijam-me, o meu comentário foi baseado numa opiniao pessoal às questões e pontos de vista do visitante V. Simoes.

Abraço a todos,

Nuno - Trancoso.pt.vu

Anónimo disse...

Oixxx!
Obrigado Nuno pelos teus esclarecimentos. Fiquei a saber que realmente há coisas que são muito difíceis de fazer! No entanto são ideias que deixo e questiono. Se todos participarmos, muito provavelmente, e com imaginação e poucos custos podem sair daqui ideias inovadoras e interessantes para desenvolver o turismo do concelho. Este é um espaço para todos os trancosenses (e para alguns emprestados :-) )... utilizem-no para expressar as vossas opiniões e ideias! É também para isso que ele existe...

Bom Fim de Semana a todos!

VS
Vasco Simões